Artigo

Zapping da semana: máfia, futebol, famílias e escândalos

O menu televisivo dos próximos dias pode ser perigoso. Mas para compensar os nervos de uma disputa no Estádio Nacional ou a tensão dos bastidores da máfia, da política ou da revolução francesa, também deixamos propostas que passam pela comédia ou receitas para toda a família.

Sábado, 31 de maio, às 19h30: Portugal X Grécia na RTP1
A Seleção A defronta a sua congénere grega em mais um teste de preparação para o Campeonato do Mundo Brasil 2014, no Estádio Nacional, Vale do Jamor, ao mesmo tempo que se comemoram os 100 anos da Federação Portuguesa de Futebol.

Sábado, 31 de maio, às 23h00: "Gomorra" na RTP2
Poder, dinheiro e sangue: são estes os valores com que os residentes da província de Nápoles e Caserta se confrontam todos os dias. Praticamente não têm escolha e são forçados a obedecer às regras do sistema, a Camorra. Num filme polémico e premiado, o Matteo Garrone cruza cinco histórias neste cenário violento, ambientado num mundo cruel e inventado, mas profundamente enraizado na realidade da máfia italiana.

Sábado, 31 de maio, à 1h00: "A Origem" na RTP1
Dom Cobb é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extração: rouba segredos e ideias às pessoas diretamente das suas mentes, durante os sonhos – estado em que a mente está mais vulnerável. Mas chega o dia em que em vez de roubar os pensamentos, terá de implantá-los. Como e a que custo? Leonardo DiCaprio, Cillian Murphy, Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt explicam neste candidato a clássico da ficção científica recente, assinado por Christopher Nolan.

Domingo, 1 de junho, às 21h00: "Prato do Dia 2 - Dia da Criança" no 24Kitchen
Um dia inesquecível para os mais novos passa também pela comida. Por isso, Filipa Gomes prepara um episódio especial de "Prato do Dia" dedicado ao Dia da Criança. Ao contrário do que é habitual, este programa apresenta não três, mas quatro receitas para os mais pequenos. O primeiro prato são gelatinas em formato de fatias de melancia, seguido de mini pizzas com caretas desenhadas com vegetais, tostinhas com joaninhas construídas a partir de tomates cereja e, por fim, cupcakes de limão e morango com merengue.

Segunda-feira, 2 de junho, às 21h15: "Uma Família Muito Moderna" (estreia da T5) na Fox Life
A Fox Life estreia a quinta e mais recente temporada do clã Pritchett-Dunphy-Tucker, família que será talvez a mais popular da comédia televisiva recente. Além do elenco habitual, que permanece intacto, a nova temporada conta com a participação de nomes como Jesse Eisenberg, Elizabeth Banks, Celia Weston ("A Última Caminhada", "A Vila"), Chazz Palminteri ("Os Suspeitos do Costume"), Rob Riggle ("A Ressaca") ou John Heard ("Sozinho em Casa", "Despertares").

Segunda-feira, 2 de junho, às 21h30: "Brazilmania" na Eurosport
Nos dez primeiros dias de junho, o magazine "Brazilmania" oferece as mais recentes notícias antes do pontapé de saída para a Taça do Mundo. Depois, a partir dia 13, transforma-se num programa diário de 15 minutos transmitido às 7h30 (com redifusão às 10h30) e passando em revista o dia anterior através da análise dos especialistas Eurosport, além de incluir as últimas notícias do torneio.

Terça-feira, 3 de junho, às 21h15: "Dívida de Sangue" na Fox Movies
Terry McCaleb (Clint Eastwood) é um implacável agente do FBI que abandona a profissão depois de um ataque cardíaco provocado pela perseguição de um assassino. Dois anos mais tarde, reformado e com um coração novo, Terry recebe a visita de uma mulher (Wanda de Jesús) que lhe pede ajuda para encontrar o homem que assassinou a sua irmã. McCaleb hesita, mas quando descobre que a sua vida foi salva pelo transplante do coração da mulher que foi assassinada, aceita ajudar a desconhecida. "Dívida de Sangue" é um filme realizado, produzido e protagonizado por Clint Eastwood, com argumento de Brian Helgeland e baseado no romance de Michael Connelly.

Terça-feira, 3 de junho, às 21h30: "As Multas" no Biography Channel
Apesar de não serem as pessoas mais consensuais de Filadélfia, os encarregados de multar os condutores desta cidade também podem ser pessoas encantadoras. Pelo menos é o que defende "As Multas", que acompanha o trabalho dos homens e mulheres da Autoridade de Controlo do Estacionamento de Filadélfia - que não se esgota em passar uma multa no para-brisas ou em colocar um bloqueador amarelo num pneu.

Terça-feira, 3 de junho, às 21h45: "Scandal" (T1) na Fox Life
Toda a gente tem um segredo e Olivia Pope (Kerry Washington) dedica a vida a proteger e a defender a imagem pública da elite da nação americana ao tentar que esses segredos não sejam descobertos. Esta antiga consultora e assessora de imprensa do Presidente dos Estados Unidos deixou a Casa Branca para abrir a sua própria agência de gestão de crise. É daí que parte "Scandal", drama sobre o mundo das relações públicas e gestão de crise, assinado por Shonda Rhimes ("Anatomia de Grey" e "Clínica Privada"). Para quem ainda não conhece a série ou quer revê-la, a Fox Life volta a transmitir a primeira temporada em maratonas de três episódios.

Terça-feira, 3 de junho, à 1h00: "Adeus, Minha Rainha" na RTP1
Quando o povo francês toma a Bastilha como sinal de descontentamento com o regime de Luís XVI, os nobres e servos de Versalhes fogem para salvar as suas vidas. Mas Sidonie Laborde, a jovem e dedicada dama de companhia de Maria Antonieta, recusa-se a segui-los e a abandonar a rainha. Drama histórico realizado por Benoît Jacquot, "Adeus, Minha Rainha" é protagonizado por Léa Seydoux e Diane Kruger.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários