Artigo

Zapping da semana: Maratona de cinema para fechar o ano

Entre um clássico da quadra e propostas mais recentes, algumas em estreia, não faltam sugestões cinematográficas na última semana de 2014. Pelo meio destacamos ainda o adeus (provisório) de uma série e o regresso de outra.

Sábado, 27 de dezembro, às 22h23: "Ben-Hur" na RTP2
O épico clássico de William Wyler não costuma falhar na quadra natalícia e este ano não é exceção. A superprodução de mais de três horas arrebatou 11 Óscares em 1959, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator, este último entregue a Charlton Heston, nome indissociável de vários grandes dramas históricos. A saga centra-se na vida de um príncipe hebreu que se torna escravo, nobre romano e aclamado herói das corridas de quadrigas, entre Jerusalém e Roma, e cujo destino se cruza, mais de uma vez, com o de Jesus Cristo.

Domingo, 28 de dezembro, às 13h49: "Assalto e Intromissão" no AXN Black
O último filme de Anthony Minghella foi mais discreto do que alguns outros dramas do realizador britânico - "O Paciente Inglês", "Cold Mountain" - e, ao contrário desses, conta uma história passada nos dias de hoje. Londres é o cenário de um olhar sobre as relações humanas e a imigração defendido por um elenco em forma, que inclui Jude Law, Robin Wright, Juliette Binoche, Martin Freeman ou Vera Farmiga.

Domingo, 28 de dezembro, às 23h00: "Argo" na RTP1
Baseado numa história verídica, o terceiro filme realizado por Ben Affleck acompanha a operação de risco para resgatar seis norte-americanos na crise dos reféns no Irão, em 1979. O plano de Tony Mendez, especialista da CIA, não só foi digno de um filme como também deveu muito ao cinema. Affleck, que encarna ainda o protagonista, fez-lhe justiça num thriller inteligente ao lado de atores como Bryan Cranston, John Goodman ou Alan Arkin.

Segunda, 29 de dezembro, às 23h45: "Cosmopolis" na RTP1
Adaptação de um romance de Don DeLillo e com produção de Paulo Branco, este drama futurista juntou uma dupla que muitos julgariam improvável: Robert Pattinson, a afastar-se da imagem da saga "Crepúsculo", e David Cronenberg, realizador que tem filmes mais memoráveis do que estas experiências de um jovem multimilionário em Nova Iorque, durante 24 horas. Mas como qualquer obra do autor de "A Mosca" ou "Videodrome", vale a pena ser vista pelo menos uma vez.

Terça, 30 de dezembro, às 21h45: Especial de Natal "Downton Abbey" na Fox Life
Os especiais de Natal de "Downton Abbey" já não são novidade, mas o deste ano, de duas horas, conta com a muito falada participação de George Clooney num sketch para uma ação de solidariedade. Além do ator recém-casado, a paródia ao clássico "Do Céu Caiu Uma Estrela", de Frank Capra, inclui ainda Joanna Lumley, mais conhecida como a saudosa Patsy Stone, da série "Absolutamente Fabulosas". Já o episódio centra-se numa festa organizada pelo sogro de Rose num castelo, que tem a família Crawley entre os convidados.

Quarta, 31 de dezembro, às 00h30: "Ano Novo, Vida Nova!" na RTP1
Esta comédia romântica de Garry Marshall já aderiu tarde à tendência dos filmes-mosaico, que marcou algum cinema norte-americano recente, e nem será dos seus exemplos mais fortes. Mas servirá para quem não pedir mais do que assistir ao desfile de duas dezenas de estrelas, envolvidas em dilemas ligeiros numa passagem de ano. Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Sarah Jessica Parker, Halle Berry, Jessica Biel, Ashton Kutcher, Katherine Heigl, Zac Efron ou Hilary Swank são apenas algumas.

Quarta, 31 de dezembro, às 2h37: "Senna" no Fox Movies
A trajetória do tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1, contada desde a ascensão no automobilismo até à sua morte no GP de San Marino, em 1994, passando pela rivalidade com Alain Prost e os problemas enfrentados nos bastidores da Fórmula 1, são alguns dos pontos percorridos neste documentário - um dos poucos olhares do cinema sobre o desporto que marcam pela diferença, mérito do britânico Asif Kapadia.

Quinta, 1 de janeiro, às 14h00: "Super 8" na TVI
Entre os dois novos capítulos cinematográficos da saga "Star Trek", J.J. Abrams assinou outro filme de ficção científica, também com invasões espaciais. Mas esta aventura inspirada por algum cinema dos anos 1980 - com o de Spielberg à cabeça - ambienta-se num subúrbio norte-americano e segue um grupo de adolescentes que tentam impedir uma ameaça alienígena.

Quinta, 1 de janeiro, às 21h15: "Ágora" no Fox Movies
Já tem uns anos (data de 2009), mas este drama histórico que recua até ao antigo Egito ainda é o filme mais recente de Alejandro Amenábar ("Os Outros", "Mar Adentro") - o próximo, "Regression", com Emma Watson e Ethan Hawke, chega em 2015. Retrato da disseminação do Cristianismo e do fim de um império, centra-se na relação entre a filósofa Hipática (Rachel Weisz) e o seu jovem escravo, Davus (Max Minghella), e voltou a confirmer o arrojo do realizador chileno.

Quinta, 1 de janeiro, às 22h15: "Investigação Criminal: Los Angeles" (estreia da T6) na Fox
Daniela Ruah e companhia estão de volta para a nova temporada de investigações de uma das séries mais populares do género - e não tem propriamente pouca concorrência. Ação e algum humor continuam a ser os ingredientes principais, a confirmar nesta estreia com episódio duplo. Os seguintes serão transmitidos não às quintas-feiras, mas às quartas, no mesmo horário.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários