Artigo

Zapping da semana: Música, filmes e um copo de três

Enquanto a chuva parece não dar tréguas, o pequeno ecrã dá uma ajuda no conforto caseiro. A viagem de Pierre Aderne em "Música Portuguesa Brasileira", filmes para todos os gostos e um roteiro de vinhos nacionais estão entre as nossas sugestões televisivas para os próximos dias.

Sábado, 27 de setembro, às 17h25: "Cypher", no AXN Black
Vincenzo Natali continua a ser mais conhecido pela sua primeira longa-metragem, o filme de culto "Cubo" (1997), mas na sua obra não faltam outras propostas curiosas ligadas à ficção científica. É o caso deste thriller futurista protagonizado por Jeremy Northam e Lucy Liu, sobre um contabilista desempregado que se torna num espião.

Sábado, 27 de setembro, às 20h00: "Música Portuguesa Brasileira" (estreia), na RTP2
A música de Portugal, Brasil e Cabo Verde é o ponto de partida para este conjunto de conversas entre o músico carioca Pierre Aderne e artistas lusófonos como Jorge Palma, Sara Tavares, Cuca Roseta, Mário Laginha, Valete, JP Simões, Tito Paris, Fernanda Abreu ou Luiz Caracol, entre muitos outros que prometem passar por esta aposta da RTP2.

Sábado, 27 de setembro, às 22h49: "Mar Adentro", na RTP2
Talvez o melhor filme de Alejandro Amenábar, este drama baseado num caso verídico guarda também uma das interpretações mais intensas de Javier Bardem, num papel que lhe deu outra visibilidade - o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004 ajudou. O ator espanhol veste a pele de um tetraplégico preso a uma cama há trinta anos e decidido a recorrer à eutanásia, mote de um filme que sabe como abordar um tema complexo.

Sábado, 27 de setembro, às 23h00: "Brincadeiras Perigosas", na RTP1
"Brincadeiras Perigosas" chocou meio mundo em 1997 ao relatar o massacre a uma família sem qualquer vestígio de gore e com um lado clínico tão ou mais perturbante. Dez anos depois, o austríaco Michael Haneke, realizador do filme original, assinou também a versão norte-americana com nomes mais sonantes no elenco: Naomi Watts, Tim Roth ou Michael Pitt. É esta que a RTP1 emite na noite de sábado.

Domingo, 28 de setembro, às 14h37: "Sharknado", no Syfy
Graças a um tornado, Los Angeles torna-se num viveiro de tubarões assassinos e famintos que atormentam a população já apavorada pela catástrofe natural. Se a premissa é descabida, este telefilme segue-lhe os passos mas apesar disso - ou precisamente por causa disso - resultou num fenómeno nas redes sociais no ano passado e teve direito a sequela este verão. Ian Ziering e Tara Reid, estrelas cadentes de "Beverly Hills: 90210" e "American Pie", respetivamente, são o casal protagonista desta aventura que valerá a pena ver com amigos num domingo à tarde.

Domingo, 28 de setembro, às 16h00: "Lenda dos Guardiões", na RTP1
Realizador de "300", "Watchmen - Os Guardiões" ou "Homem de Aço", Zack Snyder teve a sua primeira - e até agora única - incursão pela animação nesta história de uma jovem coruja que se junta ao irmão para salvar o seu reino. Visualmente apelativo, é um filme para todas as idades e com as vozes de nomes como Hugo Weaving, Geoffrey Rush, Helen Mirren ou Jim Sturgess.

Segunda, 29 de setembro, às 21h45: "Vera Drake", na Fox Life
Comandado por uma interpretação segura de Imelda Staunton, este drama realista de Mike Leigh recua até à Inglaterra dos anos 1950 para seguir o dia a dia de uma mulher que ajuda outras a interromper gravidezes indesejadas, apesar de o aborto ser ilegal. Mas quando um corre mal, a polícia acaba por dar conta dessas práticas, num dos dramas mais premiados do cineasta britânico.

Terça, 30 de setembro, às 21h15: "Infiltrado", na Fox Movies
Quem acompanhou o início de carreira de Spike Lee dificilmente o imaginaria a fazer um thriller apoiado numa premissa algo genérica, mas este filme de golpe com um plano supostamente infalível para assaltar um banco está bem acima de muitas propostas do género. Além do engenho do argumento e da realização, vale a pena destacar as interpretações de Clive Owen, Denzel Washington, Jodie Foster, Christopher Plummer ou Willem Dafoe.

Terça, 30 de setembro, às 22h45: "Verdade do Vinho" (estreia), na RTP2
Apresentado por Sónia Araújo e Luís Baila, este novo programa vai contar a história e as estórias à volta do mundo dos vinhos em Portugal, entre o passado e as expectativas dos produtores e das regiões, as opiniões dos especialistas, visitas a vinhas e adegas, pontes com a gastronomia e o enoturismo e outras atividades relacionadas com a produção vinícola.

Terça, 30 de setembro, às 23h20: "Tanto Para Conversar", na RTP2
A radialista Inês Meneses, o apresentador e jornalista Pedro Rolo Duarte, a cantora Manuela Azevedo, o jornalista Luís Osório e a sexóloga Gabriela Moita são os condutores do magazine que a RTP2 tem voltado a passar. Na próxima terça-feira, Inês Meneses está à conversa com Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários