Artigo

Zapping da semana: O reencontro com Hitler, Mr. Selfridge e muitas estreias

Os crimes da Segunda Guerra Mundial ou de Chicago dos dias de hoje, uma visita aos armazéns Selfridges e os primeiros filmes de Matthew Vaughn, Joseph Kosinski e J.C. Chandor destacam-se da programação dos próximos dias. Mantenha-se a par destas e de outras sugestões para o pequeno ecrã...

Sábado, 30 de agosto, às 14h00: "Os Irmãos Grimm", na Fox Movies
Para um filme protagonizado por Heath Ledger e Matt Damon, esta proposta de Terry Gilliam passou algo despercebida. Mas a viagem de dois irmãos pela Alemanha dominada pelas tropas napoleónicas, no início do século XIX, contém a imaginação delirante típica do realizador de "Brazil" ou "12 Macacos", num misto de aventura, comédia e fantasia.

Sábado, 30 de agosto, às 22h30: "Cisne", na RTP2
No final de um ciclo dedicado ao novo cinema português, a decorrer todos os sábados de agosto, a RTP2 emite a mais recente obra de Teresa Villaverde, autora de "Os Mutantes" ou "Transe". Mais uma vez, a protagonista é feminina, no caso Beatriz Batarda na pele de uma cantora a viver uma história de amor e tragédia.

Sábado, 30 de agosto, à 1h30: "Tron, O Legado", na SIC
Quase 30 anos depois de "Tron", Joseph Kosinski estreou-se no cinema (regressando entretanto com "Esquecido") ao assinar esta sequela que acompanha agora o filho do protagonista do clássico sci-fi dos anos 1980. Ainda assim, Jeff Bridges voltou para o papel do primeiro episódio, juntando-se a um elenco que inclui Garrett Hedlund, Olivia Wilde ou Michael Sheen. A banda sonora ficou a cargo dos Daft Punk.

Domingo, 31 de agosto, às 18h00: "Margin Call - O Dia Antes do Fim", na RTP1
Baseado numa história verídica, este drama segue a fase inicial da crise financeira de 2008 ao longo de 24 horas ambientadas numa empresa de investimento. Zachary Quinto, Stanley Tucci, Kevin Spacey, Demi Moore e Jeremy Irons são alguns dos nomes que ajudam a dar credibilidade a esta primeira obra de J.C. Chandor, sóbria e inteligente abordagem aos meandros do mundo financeiro.

Domingo, 31 de agosto, às 21h15: "Layer Cake - Crime Organizado", na Fox Movies
Para conseguir a sua reforma, um traficante de droga (Daniel Craig antes da popularidade como 007), é obrigado a cumprir um último favor: negociar a venda de um milhão de doses de ecstasy. Detalhe: as pastilhas tinham sido roubadas a um importante traficante sérvio que o matará se ele as tentar vender. O dilema alimenta este filme de estreia de Matthew Vaughn, o até aqui confiável realizador de "Stardust - O Mistério da Estrela Cadente", "Kick-Ass - O Novo Super-Herói" e "X-Men: O Início".

Segunda, 1 de setembro, às 22h00: "O Sinistro Carisma de Adolf Hitler", no Canal História
Adolf Hitler deixou um legado de destruição sem paralelo na História. Mas dado o seu caráter violento e odiento, o que levou milhões de pessoas a segui-lo? É a isso que este especial pretende responder, ao analisar a relação de Hitler com as pessoas que liderou durante a Segunda Guerra Mundial através de testemunhos de quem esteve lá, de arquivos cinematográficos e reconstituições dramáticas. Os primeiros dois episódios são emitidos a 1 de setembro às 22h00 e 22h15, respectivamente. O terceiro e último fica guardado para a segunda-feira seguinte, 8 de setembro, às 22h00.

Terça, 2 de setembro, às 21h45: "Mr. Selfridge" (estreia com episódio duplo), na Fox Life
Jeremy Piven, mais conhecido pela série "Entourage", arriscou algo completamente diferente ao liderar o elenco desta produção de época sobre o criador da famosa cadeia de armazéns britânica Selfridges, na Londres de 1909. "Shopping, Seduction and Mr. Selfridge", livro de Lindy Woodhead, gestora de contas de Harry Gordon Selfridge e da sua loja, inspirou o argumento, assinado pelos guionistas das séries "Sensibilidade e Bom Senso" e "Orgulho e Preconceito" e dos filmes "O Diário de Bridget Jones".

Terça, 2 de setembro, às 22h20: "Falling Skies" (estreia da T4), no Syfy
Com 12 episódios em vez dos habituais dez, uma das séries de ficção científica que têm Steven Spielberg como produtor executivo aproxima-se do final, na quarta e penúltima temporada. Após o remate da terceira, em que Mason reencontrou Anne e Alexis, o grupo terá agora de prosseguir a sua viagem até Charleston, mas algo vai mudar os seus planos...

Quarta, 3 de setembro, às 21h50: "2 Dias em Paris", no AXN White
No primeira (e melhor) comédia realizada e protagonizada por Julie Delpy que acompanha um casal numa cidade, uma fotógrafa e um desenhador de interiores tentam salvar a relação ao longo de uma viagem a Paris. A ação, tanto deste filme como da sequela, "Dois Dias em Nova Iorque", tem algumas semelhanças com a trilogia de Richard Linklater que a atriz francesa também protagonizou - iniciada com "Antes do Amanhecer" -, mas este retrato conjugal (e cultural) é mais cáustico.

Quinta, 4 de setembro, às 22h15: "Chicago PD" (estreia com episódio duplo), na Fox Life
Dick Wolf, criador do franchise "Lei e Ordem", é também o responsável por este spin-off de "Chicago Fire" centrado numa unidade policial de elite que combate crimes especialmente perigosos – do tráfico de droga a assassinatos. A série chega agora à Fox Life, no mês em que a segunda temporada estreia nos EUA.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários