Artigo

Zapping da semana: Reviver o passado no pequeno ecrã

O pirata justiceiro de Errol Flynn, a mãe coragem de Angelina Jolie ou Vítor Norte na pele de Aristides de Sousa Mendes destacam-se dos fimes de época que propomos para os próximos dias. Mais recentes são as novas peripécias dos Simpsons, os crimes de "Bron (A Ponte)" ou as aventuras sobrenaturais de "The Librarians".

Sexta, 5 de dezembro, às 22h00: "Como Chegámos aos Dias de Hoje" (estreia) no Canal História
Limpeza, tempo, vidro, luz, frio e som. São estes os elementos do quotidiano que esta nova série documental pretende explorar com um olhar diferente, interligando-os com algumas das principais mudanças da história da humanidade. Apresentada pelo perito em inovações Steven Johnson, mistura exteriores, gráficos imaginativos e sequências de ação em grande estilo, avança o Canal História.

Sábado, 6 de dezembro, às 14h20: "O Terceiro Passo" no Canal Hollywood
Numa altura em que "Interstellar" está nas salas, aproveite para (re)ver um dos filmes anteriores de Christopher Nolan. Este thriller centrado em dois ilusionistas viaja até à Londres nos finais do século XX e acompanha uma rivalidade crescente vincada por truques e surpresas tanto das personagens como do realizador. Hugh Jackman e Christian Bale, este último a encarnar Batman nas obras seguintes do cineasta britânico, são os protagonistas, mas Scarlett Johansson ou David Bowie também andam por aqui.

Sábado, 6 de dezembro, às 22h30: "O Capitão Blood" na RTP2
Neste clássico do cinema de aventuras, Michael Curtiz deu a Errol Flynn um dos seus papéis mais emblemáticos na pele do Capitão Blood. Antes de assumir esse cargo, o ator veste a pele de um famoso cirurgião da Inglaterra do século XVII condenado à morte por ter ajudado um soldado rebelde, mas que consegue escapar e viajar num navio como escravo. Alguns acidentes de percurso acabam por levar a que se torne num pirata célebre que rouba aos ricos para dar aos pobres.

Sábado, 6 de dezembro, às 2h15: "O Desconhecido do Lago" na RTP1
Tão polémico quanto aplaudido, o mais recente filme de Alain Guiraudie ambienta-se num lago do interior francês frequentado por homens quase sempre em busca de encontros sexuais. É aí que o protagonista começa a interessar-se por um homem mais velho, o ponto de partida de um misto de drama realista e thriller psicológico que ficou entre as estreias mais arrojadas do ano passado. A hora tardia da emissão no sábado explica-se pelas cenas de sexo, algumas explícitas mas não gratuitas.

Domingo, 7 de dezembro, às 14h40: "A Troca" no AXN
Los Angeles, 1928. Christine Collins é uma mãe solteira cujo filho desaparece sem deixar rasto. Meses depois, a polícia comunica-lhe que encontrou a criança mas, assim que a vê, Christine sabe que não é o filho dela. No entanto, está tão confundida que o leva a casa, apesar de exigir que encontrem o seu verdadeiro filho. Neste drama de época realizado por Clint Eastwood, Angelina Jolie, que anunciou recentemente que vai deixar a carreira de atriz, conseguiu uma das suas interpretações mais intensas e elogiadas dos últimos anos.

Domingo, 7 de dezembro, às 22h00: "A Bíblia" (estreia) no Canal História
A série épica que revisitou o texto sagrado não é uma novidade nos ecrãs nacionais mas tem direito a uma passagem pelo Canal História, todos os domingos, com a aproximação da quadra natalícia. A produção que tornou Diogo Morgado mais conhecido como "Hot Jesus" (assim abençoado por Oprah Winfrey) foi arrasada pela crítica, embora isso não tenha comprometido o sucesso junto do público.

Domingo, 7 de dezembro, às 22h15: "O Cônsul de Bordéus" na RTP2
Este filme de Francisco Manso e João Correa recorda parte da vida de Aristides de Sousa Mendes, em especial o episódio pelo qual o cônsul de Portugal em Bordéus mais se distinguiu nos anos 1940, ao contrariar as instruções de Salazar e emitir vistos que salvaram a vida de milhares de judeus. O drama arranca com a reportagem de uma jornalista que fez parte desse marco histórico e escapou assim à perseguição nazi. Vítor Norte protagoniza esta homenagem cujo elenco inclui ainda Carlos Paulo, João Monteiro, Leonor Seixas, Laura Soveral ou São José Correia.

Segunda, 8 de dezembro, às 19h25: "Os Simpsons" (estreia da T23) na Fox
A partir de segunda-feira e até ao fim do mês, todos os finais de tarde na Fox (exceto o de dia 25) estreiam um episódio da 23ª temporada da família animada mais popular do pequeno ecrã. Estão garantidas participações de gente como os chefs Anthony Bourdain e Gordon Ramsay, Kiefer Sutherland (que interpreta um antigo agente da CIA), Michael Cera (o rapaz por quem a Lisa se apaixona no Dia dos Namorados), Aron Ralston (que lança um feitiço a Springfield no episódio especial de Halloween), Jeremy Irons (que interpreta o único amigo de Moe), a recentemente falecida Joan Rivers, Jane Lynch (da série "Glee") e Andy Garcia, entre outros.

Segunda, 8 de dezembro, às 20h55: "Bron (A Ponte)" (estreia) no AXN Black
A série policial escandinava que inspirou "The Bridge", nos EUA, e "The Tunnel", coprodução franco-britânica, já passou pelos ecrãs portugueses mas quem nunca conseguiu vê-la tem aqui uma nova oportunidade. Até porque apesar de menos popular do que a versão norte-americana, o original é habitualmete mais aclamado. A investigação inicial centra-se num corpo encontrado debaixo de uma ponte entre a Dinamarca e a Suécia, juntando uma dupla de agentes de ambas as nacionalidades.

Segunda, 8 de dezembro, às 22h00: "The Librarians" (estreia) no Syfy
Esta série de aventuras sobrenaturais chega a Portugal 24 horas depois da estreia mundial e conta o percurso de uma organização secreta que tenta proteger o mundo através da resolução de mistérios e da recuperação de artefactos poderosos com poder para alterar o curso da história. A equipa vai ter de usar as capacidades especiais de cada elemento para combater as ameaças dos dez episódios desta primeira temporada.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários