Artigo

Zapping da semana: Séries, mentiras e vídeos

Numa semana em que revisitamos "Battlestar: Galactica" ou "Nip/Tuck" e ouvimos as mentiras de Kevin Spacey e Hayden Christensen, as maiores novidades podem estar nos MTV Video Music Awards. Mas há mais sugestões para o pequeno ecrã nos próximos dias...

Sábado, 23 de agosto, às 23h45: "Silence 4 - The Early Days", na RTP2
Depois de regressarem aos palcos este ano, para concertos nos Açores, Madeira, Guimarães, Lisboa e Leiria, os Silence 4 regressam às origens neste documentário que partiu de um desafio de Filipe Cunha Monteiro, realizador e músico. "The Early Days" conta histórias dos primeiros dias do quarteto, em 1995, e revela episódios desconhecidos do grande público que abriram caminho para o sucesso de "Silence Becomes It" (1998) e "Only Pain Is Real" (2000).

Sábado, 23 de agosto, às 00h30: "House of Cards" (final da T1), na SIC
Numa altura em que a segunda temporada da série do Netflix já foi disponibilizada pelo serviço de streaming - e a terceira deverá chegar em fevereiro de 2015 -, a SIC emite o final da primeira, com o desenlace (provisório) para os planos de Frank Underwood na Casa Branca. Ao fim de 13 episódios, a personagem de Kevin Spacey já tem lugar cativo na lista das que os espectadores adoram odiar.

Sábado, 23 de agosto, à 1h15: "Nip/Tuck" (final da T1 e estreia da T2), na SIC Radical
Destaque da SIC Radical nas madrugadas de sábado, em episódio duplo, a série criada por Ryan Murphy há cerca de dez anos (antes de "Glee" ou "American Horror Story") entra esta semana na segunda temporada. No primeiro episódio, Sean, um dos cirurgiões protagonistas, comemora 40 anos e pondera fazer tratamentos de rejuvenescimento.

Domingo, 24 de agosto, às 16h00: "Homens de Negócios" e "Sombras na Escuridão", na RTP1
Nas últimas semanas, o cinema voltou às tardes de domingo da RTP1 e na do próximo há sessão dupla com "Homens de Negócios", drama em que três homens de negócios bem sucedidos (interpretados por Ben Affleck, Tommy Lee Jones e Chris Cooper) sentem os efeitos da crise e são obrigados a mudar de estilo de vida. Já "Sombras na Escuridão" opta pelo humor negro numa das colaborações mais recentes entre Tim Burton e Johnny Depp (aqui na pele de um vampiro), divertida mas não tão memorável como algumas das anteriores.

Domingo, 24 de agosto, às 22h00: "Despojos de Inverno", no Canal Hollywood
Nomeado para quatro Óscares, este drama da norte-americana Debra Granik chamou a atenção para Jennifer Lawrence, que aqui é uma adolescente a atravessar a região selvagem das montanhas de Ozark, EUA, para reencontrar o pai, um traficante de droga.

Domingo, 24 de agosto, à 1h00: "MTV Video Music Awards" em direto na MTV Portugal
Beyoncé, Miley Cyrus, Maroon 5, Taylor Swift, Nicki Minaj, Sam Smith, Jessie J, Usher ou Charli XCX são alguns dos nomes com atuações confirmadas na cerimónia de prémios da MTV. Pharrell Williams, Sia, Miley Cyrus, Iggy Azalea feat. Charli XCX e Beyoncé feat. Jay Z disputam a categoria de vídeo do ano.

Segunda, 25 de agosto, às 22h20: "Verdade ou Mentira", no AXN Black
Baseado numa história real, este muito promissor filme de Billy Ray acompanha Stephen Glass, jovem jornalista de Washington que caiu em desgraça quando se descobriu que inventou parte das suas histórias. Hayden Christensen é o protagonista de um drama que conta também com Peter Sarsgaard, Chloë Sevigny, Rosario Dawson ou Steve Zahn.

Terça, 26 de agosto, às 23h09: "Boogie Nights - Jogos de Prazer", na Fox Movies
Antes de conquistar outras atenções com "Magnólia", Paul Thomas Anderson deu que falar com este mergulho na vida de Dirk Diggler, ator pornográfico dos anos 1970. Como é regra na obra do realizador norte-americano, o elenco é de luxo, juntando um dos desempenhos mais elogiados de Mark Wahlberg aos de Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman, John C. Reilly, William H. Macy ou Don Cheadle.

Quarta, 27 de agosto, às 20h43: "Battlestar: Galactica 2004" (final da T4), no Syfy
A versão mais recente da mítica série de ficção científica já tem uns anos mas ainda é capaz de competir com as melhores produções atuais - independentemente do género. Nos últimos tempos, o Syfy tem ajudado a perceber porquê, ao repescar as quatro temporadas num ciclo que termina agora. Mas quem quiser (re)começar pode ver o arranque da minissérie de dois episódios longos (que antecedeu a primeira temporada) na quinta-feira, às 19h56.

Quarta, 27 de agosto, às 23h32: "Doomsday - Juízo Final", no Canal Hollywood
Entre a surpresa de "A Descida", um dos filmes de terror mais aclamados dos anos 00, e a realização de alguns episódios de "A Guerra dos Tronos", o britânico Neil Marshall realizou esta aventura pós-apocalíptica com ecos de Mad Max. Não está ao nível do seu melhor, mas aconselha-se a apreciadores de ficções distópicas e violentas.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários