Artigo

Zapping da semana: uma odisseia com comédia, drama e tragédia

Agosto nunca foi o mês mais forte em novidades no pequeno ecrã, mas vale a pena (re)descobrir a viagem de Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington ou a missão de Astérix e Obélix. Menos espirituosa, a perseguição de Kevin Bacon em "Os Seguidores" é das poucas estreias numa semana em que o cinema sai a ganhar às séries. Fique a par das nossas sugestões para os próximos dias.

Sexta, 15 de agosto, às 21h30: "Astérix & Obélix: Missão Cleópatra" no Canal Hollywood
A melhor adaptação em imagem real do universo de Astérix ao grande ecrã é uma das propostas da Semana de Fantasia do Canal Hollywood. Nesta comédia delirante, Cleópatra (Monica Bellucci) decide construir um palácio no deserto para desafiar Júlio César (Alan Chabat), contratando o arquiteto Numérobis e Astérix (Christian Clavier) e Obélix (Gérard Depardieu) para executar a missão. Goscinny teria gostado.

Sábado, 16 de agosto, às 20h15: "Easy A" na SIC Radical
Depois de uma mentira sobre a perda da sua virgindade se espalhar, uma adolescente começa a encontrar semelhanças entre a sua vida e a de Hester Prynne em "A Letra Escarlate", livro que está a estudar na escola. A partir daqui, Will Gluck (realizador de "Amigos Coloridos") chegou a uma comédia discreta, mas elogiada, com um elenco a juntar Emma Stone e secundários de luxo como Thomas Haden Church, Patricia Clarkson, Lisa Kudrow ou Stanley Tucci.

Sábado, 16 de agosto, às 22h40: "América" na RTP2
Este filme de João Nuno Pinto conta com a última prestação no cinema de Raúl Solnado, que morreu em agosto antes de ver o resultado final. Coprodução entre Portugal, Espanha, Brasil e Rússia, "América" decorre na Cova do Vapor, na Trafaria, e narra uma história de imigração e burlas entre o drama e a comédia. Dinarte Branco, Fernando Luís e María Barranco são alguns dos nomes do elenco de um dos destaques do novo cinema português que a RTP2 apresenta nas noites de sábado de agosto.

Sábado, 16 de agosto, às 23h00: "Os Seguidores" (estreia da T2) na Fox Crime
Kevin Bacon e James Purefoy estão de volta à rotina de assassinatos, investigações e perseguições na segunda temporada da série criada por Kevin Williams, responsável pela saga "Gritos". Neste recomeço, o protagonista, um agente do FBI, pensa ter derrotado de vez o vilão de serviço, um assassino em série. Mas afinal os crimes estão longe de terminados...

Domingo, 17 de agosto, às 17h30: "Extremamente Alto, Incrivelmente Perto" na RTP1
Depois de encontrar uma misteriosa chave que pertencia ao seu pai, que morreu no 11 de Setembro no Wall Trade Center, uma criança inicia uma pesquisa secreta pelos cinco distritos de Nova Iorque neste drama de Stephen Daldry ("Billy Elliot", "As Horas", "O Leitor") protagonizado por Thomas Horn, Tom Hanks e Sandra Bullock.

Domingo, 17 de agosto, às 00h00: "Diamante de Sangue" no Canal Hollywood
Durante a guerra civil na Serra Leoa, um homem negro e um mercenário branco formam equipa para recuperar um valioso diamante cobiçado por um traficante. Filme de ação e filme de denúncia, esta aventura dirigida por Edward Zwick junta Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou e Jennifer Connelly.

Domingo, 17 de agosto, à 1h30: "Odisseia" na RTP1
A série criada e protagonizada por Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington volta a ser exibida pela RTP1. A viagem da dupla, entre referências cinéfilas e literárias, realidade e ficção, decorre ao longo de oito episódios e o primeiro pode ser (re)visto no domingo.

Segunda, 18 de agosto, às 21h15: "Seven - Sete Pecados Mortais" na Fox Movies
Antes de continuar a surpreender com "O Jogo" ou "Clube de Combate", David Fincher deu nas vistas com um este clássico dos anos 1990 que também fez muito pelas carreiras de Brad Pitt, Morgan Freeman, Kevin Spacey e Gwyneth Paltrow. Tudo começa quando dois polícias, um novato e outro à beira da reforma, perseguem um assassino em série que usa os sete pecados capitais como modus operandi.

Terça, 19 de agosto, às 23h05: "V de Vingança" no Canal Hollywood
Depois da vitória da Alemanha nazi na II Guerra Mundial, o Reino Unido tornou-se um estado fascista totalitário. Mas há alguma resistência, caso de um alegado defensor da libertade que luta incógnito e usa tácticas terroristas. Apesar de contar com argumento de Andy e Lana Wachowski, esta proposta de ficção científica realizada por James McTeigue ficou longe do sucesso da saga "Matrix", ainda que tenha ganho um merecido estatuto de culto.

Quarta, 20 de agosto, às 21h15: "Rounders - A Vida é um Jogo" na Fox Movies
A paixão (e obsessão) pelo jogo domina esta viagem ao mundo do póquer conduzida por Matt Damon e Edward Norton, na pele de dois amigos ameaçados por credores. John Turturro, John Malkovich ou Famke Janssen também ajudar a dar graça a este estudo de personagens de John Dahl, cujos filmes costumam passar despercebidos mas merecem atenção (são dele "A Última Sedução", "Red Rock West", "Não Brinques com Estranhos" ou "O Resgate dos 'Soldados Fantasma'").

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários