Artigo

Zapping da semana: Venham médiuns, mutantes, fantasmas ou aliens

As novas investigações de "Psych", uma aventura com os X-Men, dose dupla de "Os Caça-Fantasmas" ou o desfecho (provisório) de "Falling Skies". É por aí que vai passar alguma da ficção televisiva dos próximos dias, mas deixamos mais sugestões com música, conversas e documentários...

Sexta, 14 de novembro, à 15h30: "Psych" (estreia da T8) no FX
O falso médium favorito de Santa Barbara e o seu aliado estão de volta com mais uma temporada, que inclui "A Nightmare on State Street", muito elogiado pelos fãs, e "Remake A.K.A. Cloudy... With a Chance of Improvement", remake de um episódio da primeira temporada, "Cloudy... With a Chance of Murder". Além da dupla de investigadores protagonista, nestes novos dez epísódios há participações especiais de gente como Mira Sorvino, Tom Arnold, Billy Zane e Bruce Campbell.

Sexta, 14 de novembro, às 23h30: "Tanto Para Conversar" na RTP2
Algumas das melhores conversas da televisão nacional passam, muitas vezes às piores horas, por este talk show conduzido pela radialista Inês Meneses, a cantora Manuela Azevedo, o jornalista Luís Osório, a sexóloga Gabriela Moita e o apresentador e jornalista Pedro Rolo Duarte. Este último convida David Fonseca, com quem fala sobre a sua vida e obra na sexta-feira.

Sábado, 15 de novembro, às 13h43: "X-Men II" na Fox
O segundo filme da equipa de mutantes mais popular da Marvel foi também o segundo realizado por Bryan Singer, que voltaria à saga este ano com "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido". Este capítulo, que alargou o potencial do primeiro, introduziu novas personagens, como o teletransportador alemão Noturno ( na pele de um ótimo Alan Cumming), começou a desvendar o passado de Wolverine e terminou com a morte de um elemento, a deixar fortes repercussões no filme seguinte.

Sábado, 15 de novembro, à 1h40: Jamie Lidell no Optimus Alive 2013 na RTP2
Cantor, produtor, DJ e compositor, Jamie Lidell move-se habitualmente entre a soul e o funk e foi essa a receita que levou ao festival do Passeio Marítimo de Algés no ano passado. O britânico apresentou aí o seu quinto álbum, homónimo, o que mais denuncia a herança da faceta festiva de Prince e reforçou a vertente eletrónica da sua música. A festa de sábado à noite está garantida.

Domingo, 16 de novembro, às 15h29: "Desafio Total" no Syfy
Este clássico futurista de inícios dos anos 1990, assinado por Paul Verhoeven, é habitualmente apontado como um dos melhores filmes protagonizados por Arnold Schwarzenegger - aqui a partilhar a ação com Sharon Stone - e foi também dos mais caros de sempre até à altura em que saiu. Adaptação delirante de um conto de Philip K. Dick, teve direito a uma versão com Colin Farrell em 2012, mas é dos casos em que não há nada como o original...

Domingo, 16 de novembro, às 20h40: Sessão dupla "Os Caça-Fantasmas" no Cinemundo
Com uma nova versão protagonizada por mulheres a caminho, dirigida por Paul Feig ("A Melhor Despedida de Solteira"), a saga de Ivan Reitman é mais uma da década de 1980 a regressar ao grande ecrã nos próximos tempos. Antes, o Cinemundo dedica uma sessão dupla aos primeiros filmes, que estão entre os mais populares da sua era e guardam algumas das interpretações mais celebradas de Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver ou Harold Ramis.

Segunda, 17 de novembro, às 22h00: "Tecnologia Impossível" (estreia) no Canal História
A nova série do Canal História é uma sequela de "Descobertas Ancestrais" e promete revelar como muitos dos feitos tecnológicos atuais já foram desenvolvidos há séculos. Monumentos colossais, projetos impossíveis de engenharia e tecnologias tão precisas que desafiam a reinvenção marcam um novo olhar sobre o mundo ancestral a descobrir todas as segundas-feiras. O primeiro episódio, "Mover Montanhas", revisita o antigo Egito e o império romano.

Segunda, 17 de novembro, às 23h30: "Liberdade Ocupada" na RTP2
Este documentário de João Romão acompanha a situação atual do Movimento Ocupa na Holanda, onde é um elemento importante elemento da vida social, com comunidades auto-organizadas. "Liberdade Ocupada" mostra como estes coletivos desenvolvem formas de auto-organização, criam redes para produção e partilha de atividades culturais e interagem com as comunidades em que se integram, discutindo as implicações que a proibição das ocupações, instituída em 2011, tem sobre a vida em Amesterdão.

Segunda, 17 de novembro, às 23h45: "Aprofundar com David Rees" (estreia) no National Geographic Channel
Atar os sapatos, fazer cubos de gelo, abrir uma porta, matar uma mosca... Estes são alguns dos assuntos do quotidiano que a nova série documental do National Geographic Channel vai analisar com a ajuda de David Rees. O humorista norte-americano, que escreveu um livro sobre como afiar um lápis, quer ensinar os espectadores a ser mestres nas suas atividades diárias mais simples, mesmo quando já pensam dominá-las. As dúvidas podem ser tiradas a partir de segunda-feira, na estreia com episódio duplo.

Terça, 18 de novembro, às 22h20: "Falling Skies" (final da T4) no Syfy
A série de ficção científica que tem Steven Spielberg como produtor executivo foi renovada, este ano, para uma quinta e última temporada. Para já, o episódio mais recente é mesmo o último da quarta temporada, que chega finalmente à televisão nacional. Uma bomba em Chinatown vem reforçar a extinção da humanidade, já muito sugerida ao longo da saga. Mas talvez os esforços de Tom e Lexi continuem a ajudar por agora...

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários