Artigo

Zapping da semana: Verão escaldante entre a realidade e a ficção

Dez sugestões a fervilhar com temas quentes: conflitos emocionais, políticos ou desportivos, do documentário à ficção científica. Para acalmar, mas sem esfriar muito, servem-se as novas iguarias de Anthony Bourdain.

Sexta-feira, 18 de julho, às 21h00: "Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido" (estreia) no 24Kitchen
Apresentar novas culturas e novos rituais de refeição é o mote de "Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido", o novo programa do carismático chefe norte-americano. Nesta viagem Anthony Bourdain vai a Myanmar, na Ásia; explora a "Interzona" de Marrocos, onde artistas como Burroughs, Bowles e Rolling Stones procuraram refúgio; descobre o hip-hop líbio e espreita o cenário do livro "O Coração das Trevas", de Joseph Conrad, e a base de filmagem de "Apocalypse Now", no Congo. Um roteiro a seguir a partir de sexta.

Sábado, 19 de julho, às 16h30: "Dia D: Arquivos Perdidos" (estreia) no Canal História
A propósito do do 70º aniversário da invasão Aliada na Europa dominada pelos Nazis, o Canal História estreia este especial onde imagens raras são convertidas em alta definição e complementadas com entrevistas de homens que viveram este marco histórico. Um documentário exclusivo que promete lançar um novo olhar sobre episódios da II Guerra Mundial.

Sábado, 19 de julho, às 18h35: "Star Trek" no Hollywood
J.J. Abrams deu um novo fôlego à saga "Star Trek" nesta prequela - entretanto já com continuação - centrada na relação entre duas das figuras incontornáveis deste universo: James Kirk e Mr. Spock, agora com Chris Pine e Zachary Quinto, respetivamente, na pele das personagens populariadas por William Shatner e Leonard Nimoy.

Sábado, 19 de julho, às 00h41: "A Vénus Negra" na RTP2
As noites de sábado em julho continuam dedicadas ao cinema de Abdellatif Kechiche. Esta semana é a vez deste drama sobre Saartjes Baartman, uma mulher da tribo Khoikhoi que, no início do século XIX e devido às suas características físicas específicas, deixou o sul de África para ser exibida nos salões europeus. O resultado é um olhar invulgar sobre o racismo e talvez o filme mais cru do realizador franco-tunisino.

Domingo, 20 de julho, às 16h12: "Procurado" na Fox Movies
Angelina Jolie e James McAvoy protagonizam este thriller com alguns superpoderes e humor negro à mistura, adaptação (livre q.b.) da minissérie de BD homónima criada por Mark Millar e by J. G. Jones. A realização ficou a cargo do russo Timur Bekmambetov, que oferece um entretenimento a considerar numa tarde de domingo.

Domingo, 20 de julho, às 00h45: "Drive - Risco Duplo" na RTP1
A primeira colaboração de Ryan Gosling com o dinamarquês Nicolas Winding Refn - entretanto já surgiu "Só Deus Perdoa" - continua a ser a mais elogiada, apesar de controversa, sobretudo pelas doses de violência gráfica. O protagonista é um duplo de cinema especializado em condução que colabora em assaltos à mão armada e ficou entre as interpretações mais icónicas do ator norte-americano, ainda que o filme seja menos consensual.

Terça-feira, 22 de julho, à 23h08: "Senna" na Fox Movies
A trajetória do tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1, contada desde a ascensão no automobilismo até à sua morte no GP de San Marino, em 1994, passando pela rivalidade com Alain Prost e os problemas enfrentados nos bastidores da Fórmula 1, são alguns dos pontos percorridos neste documentário - um dos poucos olhares do cinema sobre o desporto que marcam pela diferença, mérito do britânico Asif Kapadia.

Terça-feira, 22 de julho, à 1h30: "A Pele Onde Eu Vivo" na RTP1
A filmografia recente de Pedro Almodóvar pode já não somar os elogios de outros tempos, mas este drama combina alguma bizarria do período inicial do espanhol com a maturidade das suas obras mais celebradas. E Antonio Banderas, na pele de um cirurgião plástico envolvido num plano de vingança, tem aqui um dos melhores papéis em muitos anos.

Quarta-feira, 23 de julho, às 23h40: "Tanto Para Conversar" na RTP2
O talk show diário da RTP2, uma das novidades do canal nesta temporada, mete Manuela Azevedo e Filipe Melo à conversa nesta quarta-feira. O convidado da vocalista dos Clã deverá falar de um percurso que vai da música à banda desenhada sem esquecer outras paixões, como o cinema - é dele "I'll See You in My Dreams", considerada a primeira curta-metragem de terror nacional.

Quinta-feira, 24 de julho, às 21h15: "Manobras na Casa Branca" no Hollywood
Um famoso produtor de Hollywood e um poderoso consultor de comunicação são recrutados para tentar evitar o escândalo sexual que envolve o Presidente dos Estados Unidos nesta comédia satírica de Barry Levinson. A premissa é curiosa, a execução também, mas o maior destaque vai mesmo para o elenco, que junta Dustin Hoffman, Robert De Niro, Anne Heche, Kirsten Dunst, William H. Macy ou Woody Harrelson.

Todas as sugestões desta lista podem ser vistas na programação do MEO.

Comentários