Artigo

A nova vida de uma lenda

Após o sucesso da série "Hannibal", a NBC traz-nos agora a sua interpretação do clássico Drácula, uma produção da Universal Television.

A ação desenrola-se nos finais do século XIX (Londres, 1896) e os criadores tomaram as liberdades necessárias para reinventar e assegurar que este objeto fosse fiel ao romance original de Bram Stoker e simultaneamente apelasse a um público moderno ao encaixar a história num formato televisivo. Esta versão foi criada por Cole Haddon, o showrunner é Daniel Knauf ("Carnivàle").

"Drácula" tem obviamente elementos de terror mas desenrola-se como um thriller com componentes românticas. A narrativa da sociedade secreta assente no poder oculto que faz girar o mundo e a história de vingança são duas tramas que enriquecem a história clássica de Drácula.

Jonathan Rhys Meyers interpreta três variações da mesma figura: Vlad Tepes, Drácula e Alexander Grayson, respetivamente o rei, o monstro e o sedutor. A história inicia-se com a introdução de Alexander Grayson, um milionário americano, à elite vitoriana numa época de inovação tecnológica, com uma luta pelo domínio da tecnologia e os recursos que permitirão controlar o próximo século. O objetivo é implementar uma nova tecnologia que possa derrotar o poderio económico de uma antiga ordem secreta, a Ordem do Dragão que domina a sociedade. A ordem é a responsável por ter criado Drácula quando transformaram o rei Vlad Tepes num monstro, após se apoderarem do reino e queimarem na fogueira a sua rainha.

A série arranca com Van Helsing a despertar Drácula da sua cripta. Abraham Van Helsing (Thomas Kretschmann), um cirurgião e professor universitário, partilha um passado de vingança comum com Drácula e vai ajudá-lo nos esforços para derrotar a Ordem do Dragão. Mina Murray (Jessica De Gouw) é a protegida de Van Helsing e a reencarnação da esposa de Drácula. Mina é uma mulher independente para a época, a única a tirar o curso de medicina, está apaixonada por Jonathan Harker (Oliver Jackson-Cohen), um jornalista social que se torna parte dos planos de Grayson para se movimentar na sociedade londrina. R.M. Renfield (Nonso Anozie) é um advogado negro e o confidente de Drácula, e é igualmente um personagem antes do seu tempo. A principal antagonista de Drácula é Lady Jane Wetherby (Victoria Smurfit) que se apaixona por Alexander mas desconhece que o monstro que persegue é o alter-ego deste.

A cidade de Budapeste serviu de cenário para os acontecimentos desenrolados em Londres. O guarda-roupa e os cenários fazem parte do encanto sedutor de "Drácula". Todos os dez episódios da primeira série foram filmados de uma assentada. Este projeto está entre os favoritos de Bob Greenblatt (Presidente da NBC Entertainment), que tinha ocupado a mesma posição no canal norte-americano Showtime, produtor de "Os Tudors" com Jonathan Rhys Meyers.

Artigo do parceiro

Comentários