Artigo

"The Returned" – 01×01 – Pilot

Contém Spoilers

Sinopse: Pessoas que supostamente se encontravam mortas, voltam para as suas vidas, sem qualquer lembrança do que lhes aconteceu.

"The Returned" é uma adaptação da série original Les Revenants. Aliás, chamar-lhe adaptação não é muito correto, porque esta versão é praticamente uma cópia da original. Os cenários são semelhantes, os personagens têm os mesmos nomes e as próprias cenas são bastante parecidas. Não há muita originalidade na forma como decidiram recontar a história e bem que podiam ter acrescentado elementos originais.

Agora, vamos ao episódio! Como é que reagiam se um ente querido aparecesse do nada, à vossa frente, quando pensavam que estava morto? Pensariam que estavam a ficar loucos? Ficariam felizes por o terem de volta? Apáticos, histéricos? Qualquer reação é válida porque… diga-se, é muito estranho.

Não temos qualquer pista do porquê, não há nenhuma explicação para estes ‘regressos’ à vida, mas a verdade é que aconteceram. E porquê agora? Sem lembrança nenhuma do que aconteceu desde a sua suposta morte e mesmo tendo passado vários anos, sem qualquer sinal de envelhecimento. Coisa estranha principalmente numa adolescente. Em quatro anos teria mudado significativamente, certo?

As pessoas tiveram de seguir em frente depois das suas perdas, portanto agora impõe-se perceber como aceitarão este reverso, esta mudança drástica nas suas vidas, algo tão estranho que desafia as leis da natureza e da própria ciência.

Diga-se que, por exemplo, Victor é um miúdo bastante menos assustador que o da versão original, mas que a vizinha é a mesma intrometida de sempre. É um bocado esquisito estar a ver uma série em que estamos sempre a pensar nos personagens que faltam aparecer, nos enredos que se seguirão, porque já os conhecemos. A série não traz nada de novo para quem viu a versão original e perde muito por isso, visto que fazer um distanciamento entre as duas é impossível.

O episódio não é mau, as paisagens são fantásticas, mas é mais do mesmo. Não preciso de uma série que é igual a outra que já vi, da qual gostei e cuja qualidade tem muito pouco que se lhe possa apontar. Concorrer com "Les Revenants" não é uma ‘luta’ justa e "The Returned" não merece a vitória, de qualquer das formas.

Nota: 6/10

Diana Sampaio.

Artigo do parceiro

Comentários