Artigo

"The Walking Dead" – 05×02 – Strangers

Contêm Spoilers

Depois de um episódio alucinante e pleno de acção como o da semana passada, já era de esperar que o ritmo fosse abrandar.

Este segundo episódio começa com o grupo reunido, temos o Rick a fazer as pazes com a Carol quando esta lhe entrega o relógio de Hershel, temos o Tyresse ainda em luta com o seu interior a confessar à Carol que ainda sofre pelas mortes da Lizzie e da Mika e temos a Carol e o Daryl à conversa em que dizem mais um ao outro no silêncio do olhar do que com as palavras, entretanto ouvem um barulho, mas depressa concluem que não era nada…, será?

Rápida mudança neste cenário pacífico quando ouvem alguém a gritar por socorro, correm nessa direcção e salvam de ser devorado por Walkers, um homem vestido de padre.

Eis Senhoras e Senhores o Padre Gabriel Stokes! Um homem que afirma que nunca matou nenhum Walker! Vá lá, a sério? Como se fosse possível sobreviver tanto tempo sem nunca ter morto nenhum. É logo aqui que começamos a notar algo estranho e quanto mais vamos ouvindo o discurso deste homem, mais nos apercebemos que algo não bate certo.

Rick e o grupo seguem Gabriel até à sua igreja, onde aparentemente este tem sobrevivido sózinho. Carl é uma das poucas pessoas que querem confiar em Gabriel, mas Rick por seu lado acha que Gabriel está a esconder alguma coisa ( e não se engana).

A tensão entre Abraham e Rick também vai aumentando lentamente, com o primeiro ansioso por se pôr a caminho de Washington DC, em oposição aos restantes do grupo de Rick que não estão com pressa de ir a lado nenhum.

O grupo divide-se para examinar a área em torno da igreja para o abastecimento de mantimentos e munições. Rick, Michonne, Sasha, Bob e Gabriel vão até um armazém onde supostamente ainda existe comida, mas deparam-se com um grupo de Walkers numa cave inundada, Gabriel fica paralisado de medo e é Rick que o salva, Bob é também atacado por um Walker mas é salvo por Sasha.

Mais tarde, Abraham faz um discurso e com a ajuda de Eugene, o grupo parece convencido a seguir para Washington.

Entretanto no exterior da igreja Carol prepara-se para partir, sendo interceptada por Daryl, mas antes que ela lhe dê uma explicação para tal atitude, um carro passa por eles, o mesmo carro que raptou Beth e os dois partem em perseguição do mesmo.

Bob afasta-se do grupo e vai para o exterior da igreja sózinho, mostra-se pesaroso e leva-nos a pensar se não terá sido mordido e não contou a ninguém, mas não temos tempo de perceber mais nada porque alguém lhe dá uma pancada que o deixa inconsciente.

Bob acorda e vê a cara de Gareth e o seu grupo de canibais sobreviventes de Terminus. Gareth inicia um monólogo ameaçador e arrepiante, enquanto come um predaço de carne mas o choque é quando vemos que Bob tem uma perna amputada e que Gareth e o seu grupo estão a comer a carne da perna do pobre Bob…, how creepy is that?!

Estão lançados os dados para esta temporada, o grupo de Rick é forte e já provou que consegue sobreviver, mas conforme ele disse ao Carl, não podem confiar em ninguém, o que torna difícil arranjar um ponto de equlíbrio entre manterem a humanidade que lhes resta e sobreviver a todo o custo.

Já ficou provado que neste novo mundo, os vivos são uma ameaça bem pior do que os mortos e que novos horrores para além de canibais devem aguardar nas sombras.

Notas finais:

Qual o segredo do Padre Gabriel? Estará de alguma maneira ligado ao grupo de Gareth? Ou estará ligado a alguém ainda mais sinistro que o grupo de canibais?

Rick quando se aperceber que três elementos do grupo desapareceram, vai de certeza apertar a guarda e não deve tardar muito para se dar o confronto com Gareth e acabar o que devia ter feito em Terminus.

Será que o Daryl e a Carol vão conseguir localizar a Beth? E mais uma vez vamos de encontro a Gabriel, estará ele por detrás do rapto? Com que intuito?

E o Bob escapará com vida? E o Morgan onde anda, que nunca mais alcança o grupo do Rick?

E fui só eu, ou mais alguém ficou com a impressão de que o Gareth já conhecia o Bob? Terá este em tempos pertencido ao grupo de Terminus (quando ainda não eram canibais)?

Nota: 8/10

Alexandra Leite

Artigo do parceiro

Comentários