Artigo

Veredicto: O regresso de "A Guerra dos Tronos"

Contém SPOILERS.

Uma das séries mais populares está de volta após longos e dolorosos meses de espera. O quinto ano de "Guerra dos Tronos" chega-nos com as consequências de em The Children, principalmente. Tywin Lannister está morto, Stannis Baratheon salvou a Patrulha da Noite do Povo Livre, Daenerys Targaryen fechou Viserion e Rhaegal, Varys e Tyrion fugiram de King’s Landing, Sansa uniu-se a Petyr Baelish, Arya deixou Westeros para trás. Quanto a Bran… bom, para sabermos o que se passa com o jovem Stark, teremos que esperar até 2016.

Casterly Rock (25 anos atrás)

Maggy: Everyone wants to know their future until they know their future.

Foi-nos prometido um flashback e aqui está. Não tivemos que esperar muito por ele. Por mim, gostei bastante. A atriz foi bem escolhida (é impressão minha ou quase todas as atrizes desta série usam peruca? Perucas credíveis, é certo, mas aquilo não é cabelo verdadeiro, pois não?) e representou bem a personagem. Era mini-Cersei de cima a baixo. O sorriso arrogante. A atitude superior. O olhar condescendente. Tão ansiosa por saber o que o futuro lhe aguardava. Cá para mim, é por esta visita à vidente que Cersei se tornou tão instável. Sempre paranóica com a segurança dos filhos. O ódio por Sansa e Margaery sem razão aparente… Fiquei com uma certa pena da (ex) rainha. Ficou tão presa às palavras do passado que nunca foi capaz de viver planamente.

King’s Landing

Na capital tivemos Cersei, Cersei e mais Cersei. Cersei a acabar com o irmão. Cersei a lançar olhares de morte a Margaery. Cersei a espalhar veneno.

No entanto, agora olho para a rainha regente de outra maneira. Ela anda a acumular a raiva por Margaery há muito tempo. O problema da viúva de Robert é que pensa que é mais inteligente e poderosa do que todos. Agora com o pai morto vai fazer aquilo que quiser. Terminar o noivado com Loras é o primeiro passo. Depois deve arranjar uma maneira de se livrar da rival. Cersei sabe umas coisas, mas creio que anda a subestimar a Tyrell. Margaery é um lobo em forma de cordeiro e tem o trunfo de ser muito mais encantadora do que Cersei, que é apenas uma mulher amargurada que se entregou à bebida. Ela anda a pedi-las à muito tempo…

O fim da relação com Jaime não foi surpresa nenhuma e até foi um alívio. O que fará Jaime agora que não tem nada que o prenda à capital? Ficará para proteger Tommen? O guerreiro nunca pareceu muito interessado nos filhos, mas com Joffrey morto e Myrcella em Dorne… Ou será que Jaime não está disposto a desistir da irmã assim com tanta facilidade? Quanto tempo até descobrir as suas infidelidades? Pode ser que assim parta de vez.

Pentos

Tyrion: The future is shit, just like the past.

Depois de semanas dentro daquela caixa, Tyrion chegou finalmente ao continente de Essos, do outro lado do Mar Estreito no estado miserável que se esperava. Afinal, não tem um buraco no lugar do coração. Matar duas pessoas não é algo que lhe passe rapidamente. Além disso, as suas conversas com Varys foram engraçadas até o anão ceder e aceitar acompanhar a Aranha até Meereen. Sim, ouviram bem. Será que duas das mais populares personagens desta saga, Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister, se vão juntar? Era lindo mas pouco provável. Não coloco as minhas mãos no fogo, mas não nos vão dar essa satisfação. Não tão cedo, pelo menos. Mas é bom sonhar.

Meereen

Daenerys: I’m not a politician. I’m a queen.

Na ‘sua’ cidade, Dany continua a tentar manter o poder. Um dos seus Unsullied foi morto durante a visita a um bordel (?) e as patrulhas dos guerreiros na cidade voltam. Entretanto, Daario e Hizdahr zo Loraq regressaram de Yunkai com uma proposta para a rainha.

Estava curiosa para saber como iria Dany agir agora que já não tinha a ajuda dos conselhos de Ser Jorah. Ela é uma mulher que sonha com um mundo utópico e não quis ver que, para não perder tudo o que lhe custara tanto a conquistar, tinha que ceder. Ainda bem que Daario consegue chegar a ela e fazê-la mudar de ideias.

Daario: You’re not the mother of the Unsullied. You’re the Mother of Dragons.

Pois é, os dragões. Os três fantásticos dragões, sem os quais Daenerys não seria nada. Os mesmos dragões que estão a crescer a uma velocidade alucinante. A este ritmo não demorará muito até se conseguirem soltar daquela prisão. E aí sim vai ser bonito. Como é? O mundo de Westeros e das Cidades Livres vai ser destruído por três dragões indomesticáveis e White Walkers? Ok, eu percebi que os dragões estavam zangados com a mãe mas não a quiseram matar, só assustar. Mas e agora?

Para acabar… Amigos, ninguém quer saber do romancezeco entre a Missandei e o Grey Worm. Podíamos tirar dali uma pequena esperança de que nem tudo no mundo de Martin está destinado à tragédia. Mas se o rapaz nem tem equipamento, qual a possibilidade de uma verdadeira relação sem ser platónica existir ali?

Vale of Arryn

O que dizer de Petyr e Sansa? Não sei se aquilo é uma relação de pai e filha ou se passaram para outro nível? Não vimos muito deles. Eles partiram de Ninho e ou muito me engano ou dirigem-se para Winterfell. E só dá para rir o facto de terem passado mesmo ao pé de Podrick e Brienne. Estes dois não nos mostraram nada de novo. Enfim.

Muralha

Com Stannis da Muralha, as coisas estão a mudar. Claro que o auto-proclamado rei planeava mais do que ajudar os Irmãos da Patrulha. Quer um exército e os wildlings são perfeitos para o ajudar a reclamar o Trono de Ferro. Todavia, o povo para lá da Muralha é demasiado orgulhoso e passou demasiado tempo fora dos Sete Reinos para se querer envolver nos assuntos sulistas. Ou pelo menos é a opinião de Mance Rayder. O rei prefere morrer a curvar-se perante o povo que despreza, por muito que concorde com os seus planos. Parte de mim também concorda que Stannis seria um excelente rei, mas a este ponto não sei quem vai acabar no Trono de Ferro…

Jon acaba por dar uma morte misericordiosa a Mance, num episódio que o seu coração andou meio dividido. E aquela conversinha com a Melissandre? Ui. A feiticeira anda de olhos postos nele…

Nota: 7.5/10

Maria Sofia Santos

Saiba mais sobre o Séries da TV em www.seriesdatv.pt

Artigo do parceiro

Comentários