“Cinzento e Negro” reuniu 14 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz Principal (Joana Bárcia), Melhor Ator Principal (Miguel Borges e Filipe Duarte), Melhor Realizador (Luís Filipe Rocha) e Melhor Argumento Original (Luís Filipe Rocha), anunciou hoje a Academia Portuguesa de Cinema, numa conferência de imprensa, na Cinemateca Portugesa, em Lisboa.

Na categoria de Melhor Filme estão também nomeados “Cartas da Guerra”, “A Mãe é que sabe” e “Estive em Lisboa e Lembrei de Você”.

“A Mãe é que Sabe” é o segundo filme mais nomeado, para 12 prémios, incluindo, além de Melhor Filme, Melhor Ator Secundário (Carlos Santos e Adriano Carvalho), Melhor Atriz Secundária (Manuela Maria e Dalila Carmo) e Melhor Argumento Original (Roberto Pereira e Nuno Rocha).

“Cartas da Guerra” está nomeado para 11 prémios, incluindo, além do de Melhor Filme, o de Melhor Atriz Principal (Margarida Vila-Nova), Melhor Ator Principal (Miguel Nunes), Melhor Realizador (Ivo M. Ferreira) e Melhor Argumento Adaptado (Ivo M. Ferreira e Edgar Medina).

“Gelo” reúne dez nomeações, entre as quais Melhor Ator Principal (Albano Jerónimo), Melhor Ator Secundário (Ivo Canelas), Melhor Atriz Secundária (Inês Castel-Branco) e Melhor Argumento Original (Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles e Luís Diogo).

Na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem estão nomeados “Mudar de Vida, José Mário Branco, vida e obra”, de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu”, de João Botelho, “A Toca do Lobo”, de Catarina Mourão, e “Rio Corgo”, de Sérgio da Costa e Maya Kosa.

A Academia Portuguesa de Cinema irá ainda distinguir o ator Ruy de Carvalho com o Prémio Mérito e Excelência e a atriz Adelaide João e o diretor de fotografia Elso Roque com Prémios Carreira.

Os vencedores serão conhecidos a 22 de março, numa cerimónia que irá realizar-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Lista completa de nomeados:
Melhor Filme:

“Cartas da Guerra”
“Cinzento e Negro”
“A Mãe é que Sabe”
“Estive em Lisboa e Lembrei de Você”

Melhor Documentário em Longa-Metragem:
“Mudar de Vida, José Mário Branco, vida e obra” de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo
“O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu” de João Botelho
“A Toca do Lobo” de Catarina Mourão
“Rio Corgo” de Sérgio da Costa e Maya Kosa

Melhor Banda Sonora Original:
Mário Laginha - “Cinzento e Negro”
Filipe Raposo – “Refrigerantes e Canções de Amor”
The Red Trio e Norberto Lobo – “Aqui, em Lisboa - Episódios da Vida de Uma Cidade”
Nuno Malô – “A Canção de Lisboa”

Melhor Canção Original:
“Refrigerantes e Canções de Amor”, letra Sérgio Godinho e música Filipe Raposo – “Refrigerantes e Canções de Amor”
“Sobe o Calor”, letra de Sérgio Godinho e música Filipe Raposo – “Refrigerantes e Canções de Amor”
“Balada para uma dinossaura”, letra e música João Tempera – “Refrigerantes e Canções de Amor”
“Será Amor”, composição de Miguel Araújo – “A Canção de Lisboa”

Melhor Atriz Principal:
Joana Bárcia – “Cinzento e Negro”
Margarida Vila-Nova – “Cartas da Guerra”
Ivana Baquero – “Gelo”
Ana Padrão – “Jogo de Damas”

Melhor Ator Principal:
Miguel Borges – “Cinzento e Negro”
Filipe Duarte – “Cinzento e Negro”
Miguel Nunes – “Cartas da Guerra”
Albano Jerónimo – “Gelo”

Melhor Ator Secundário:
Carlos Santos – “A Mãe é que Sabe”
Adriano Carvalho – “A Mãe é que Sabe”
Adriano Luz – “John From”
Ivo Canelas – “Gelo”

Melhor Fotografia:
André Szankowski – “Cinzento e Negro”
João Ribeiro – “Cartas da Guerra”
Luís Branquinho – “A Mãe é que Sabe”
Rui Poças – “O Ornitólogo”

Melhor Argumento Original:
Luís Filipe Rocha – “Cinzento e Negro”
Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles e Luís Diogo – “Gelo”
Mário Botequilha e José Fonseca e Costa – “Axilas”
Roberto Pereira e Nuno Rocha – “A Mãe é que Sabe”

Melhor Atriz Secundária:
Inês Castel-Branco – “Gelo”
Camila Amado – “Cinzento e Negro”
Manuela Maria – “A Mãe é que Sabe”
Dalila Carmo – “A Mãe é que Sabe”

Prémio Sophia Estudante:
“Marvin’s Island”, de António Vieira, Filipa Burmester, Pedro Oliveira
“A Instalação do Medo”, de Ricardo Leite
“Post-Mortem”, de Belmiro Ribeiro
“Pronto, era Assim”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues

Melhor Direção Artística:
Nuno G. Mello – “Cartas da Guerra”
Isabel Branco – “Cinzento e Negro”
Ana Paula Rocha e João Martins – “Gelo”
Joana Cardoso – “A Mãe é que Sabe”

Melhor Som:
Ricardo Leal – “Cartas da Guerra”
Carlos Alberto Lopes e Elsa Ferreira – “Cinzento e Negro”
Olivier Blanc e Branko Neskov – “Gelo”
Pedro Melo, Tiago Raposinho e Tiago Matos – “A Mãe é que Sabe”

Melhor Realizador:
Ivo M. Ferreira – “Cartas da Guerra”
Luís Filipe Rocha – “Cinzento e Negro”
José Fonseca e Costa – “Axilas”
Nuno Rocha – “A Mãe é que Sabe”

Melhor Guarda Roupa:
Lucha d'Orey – “Cartas da Guerra”
Isabel Branco – “Cinzento e Negro”
Ana Paula Rocha e Sílvia Siopa – “Gelo”
Mia Lourenço – “A Mãe é que Sabe”

Melhor Maquilhagem e Cabelos:
Nuno Esteves “Blue” – “Cartas da Guerra”
Sandra Pinto – “Cinzento e Negro”
Emanuelle Fèvre e Iracema Machado- “Gelo”
Ana Lorena, Natália Bogalho – “Axilas”

Melhor Montagem:
Sandro Aguilar – “Cartas da Guerra”
António Pérez Reina – “Cinzento e Negro”
Pedro Ribeiro – “Gelo”
Paula Miranda – “A Mãe é que Sabe”

Melhor Argumento Adaptado:
Ivo M. Ferreira e Edgar Medina – “Cartas da Guerra”
Hugo Vieira da Silva – “Posto-Avançado do Progresso”
José Barahona – “Estive em Lisboa e Lembrei de Você”
Julia Roy – “Até Nunca”

Melhor Documentário em Curta-Metragem:
“A Vossa Terra”, de João Mário Grilo
“Balada de um Batráquio”, de Leonor Teles
“António, Lindo António”, de Ana Maria Gomes
“Portugueses do Soho”, de Ana Ventura Miranda

Melhor Curta-Metragem de Ficção:
“Menina”, de Simão Cayatte
“Bastien”, de Welket Bungué
“A Brief History Of Princess X”, de Gabriel Abrantes
“Campo De Víboras”, de Cristèle Alves Meira

Curta-Metragem de Animação:
“Estilhaços”, de José Miguel Ribeiro
“Fim De Linha”, de Paulo D’Alva
“Última Chamada”, de Sara Barbas
“A Casa Ou Máquina De Habitar”, de Catarina Romano