"Assim Nasce Uma Estrela" recebeu boas notícias para a sua campanha aos Óscares.

O filme valeu a Lady Gaga o primeiro prémio como melhor atriz em cinema e ainda foi distinguido pela realização de Bradley Cooper e a interpretação secundária de San Elliot pelo National Board of Review (NBR).

Ainda assim, aquela que é mais antiga organização norte-americana a distribuir prémios anuais de cinema (foi fundada em 1909) decidiu que o melhor filme de 2018 é "Green Book - Um Guia Para a Vida".

Com estreia em Portugal a 24 de janeiro, este é um dos grandes favoritos na corrida às estatuetas. Têm sido muitos os elogios para Viggo Mortensen, eleito o Melhor Ator, e Mahershala Ali, o primeiro como um porteiro de bar que aceita ser o motorista do segundo, um famoso pianista, durante uma viagem pelo Sul dos EUA nos complicados anos 60 do século XX.

Surpreendente é o nome do realizador: Peter Farrelly, metade da famosa dupla de comédias como "Doidos por Mary" e "Doidos à Solta".

O National Board of Review é composto por cerca de 110 membros selecionados, que incluem cineastas, académicos e estudiosos da área de Nova Iorque. As suas escolhas nem sempre alinham com a entrega dos Óscares: a última vez que coincidiram foi com "Quem Quer ser Bilionário", em 2008.

O que acaba por ser mais relevante é a lista do seu TOP 10: com exceção do ano passado, em que deixou de fora "A Forma da Água", desde 2004 que ela inclui o filme que acaba a seguir por ganhar os Óscares.

Além de "Green Book", a lista de 2018 inclui "A Balada de Buster Scruggs" e "Roma", ambos da Netflix, e ainda "Assim Nasce Uma Estrela", "Black Panther", "O Regresso de Mary Poppins", "Um Lugar Silencioso", "No Coração da Escuridão", "Can You Ever Forgive Me?", "Eighth Grade" e "If Beale Street Could Talk".

Eis a lista completa dos melhores de 2018 segundo a National Board of Review:

Melhor Filme: "Green Book - Um Guia Para a Vida"

Melhor Realizador: Bradley Cooper por "Assim Nasce Uma Estrela"

Melhor Ator: Viggo Mortensen por "Green Book"

Melhor Atriz: Lady Gaga por "Assim Nasce Uma Estrela"

Melhor Ator Secundário: Sam Elliot por "Assim Nasce Uma Estrela"

Melhor Atriz Secundária: Regina King por "If Beale Street Could Talk"

Melhor Argumento Original: "No Coração da Escuridão"

Melhor Argumento Adaptado: "If Beale Street Could Talk"

Melhor Longa-Metragem de Animação: "The Incredibles 2"

Ator Revelação: Thomasin McKenzie por "Leave No Trace"

Melhor Estreia na Realização: Bo Burnham por "Eighth Grade"

Melhor Filme em Língua Estrangeira: "Cold War - Guerra Fria" (Polónia)

Melhor Documentário: "RBG"

Melhor Elenco: "Crazy Rich Asians""

Prémio NBR Freedom de Liberdade de Expressão: "22 de Julho" e "On Her Shoulders" (2018)

Top 5 de Filmes de Língua Estrangeira (em ordem alfabética): "Burning", "Custody", "The Guilty", "Happy as Lazzaro" e "Shoplifters".

Top 5 de Documentários (em ordem alfabética): "Crime + Punishment", "Free Solo", "Minding the Gap", "Three Identical Strangers" e "Won’t You Be My Neighbor?"

Top 10 Filmes Independentes: "A Morte de Estaline", "Lean on Pete", "Leave No Trace", "Mid90s", "The Old Man & the Gun", "The Rider", "Pesquisa Obsessiva", "Sorry to Bother You", "We the Animals" e "Nunca Estiveste Aqui".

Newsletter

Os melhores filmes, as séries mais populares e a música que tem mesmo de ouvir. Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.