Taylor, que costumava rir como a sua personagem mais famosa, deu voz à namorada do Mickey Mouse em programas de TV, desenhos animados, no cinema e nos parques temáticos da Disney.

"A Minnie Mouse perde a sua voz com a morte de Russi Taylor", declarou Bob Iger, presidente e CEO da The Walt Disney Company, em nota.

"Por mais de 30 anos, Minnie e Russi trabalharam juntas para entreter milhões de pessoas em todo o mundo - uma parceria que fez da Minnie um ícone global e da Russi uma lenda da Disney, amada por fãs por toda parte".

"Confortamo-nos em saber que o seu trabalho vai continuar a entreter e inspirar gerações futuras", disse Iger.

Taylor morreu em Glendale, na Califórnia, esta sexta-feira. A Disney não informou a causa da sua morte.

A americana foi escolhida pela Disney de um grupo de 200 candidatas, num teste em 1986.

A vida imitou a arte quando Russi encontrou o seu Mickey da carne e osso nos anos 80: Wayne Allwine, que fazia a voz do ratinho mais famoso do mundo desde 1977.

"O Wayne estava a sair de uma sessão como Mickey para (o programa) 'Totally Minnie'. Encontramo-nos no corredor. Demo-nos muito bem", contou Taylor ao LA Times em 2014.

Eles casaram-se em 1991, mas de forma discreta. "Não queríamos que fossem o Mickey e a Minnie a casar-se. Eram o Wayne e a Russi a casar-se. Foi maravilhoso! Ríamos muito. Cantávamos o tempo todo", lembrou.

Os dois permaneceram juntos até à morte de Wayne, em 2009.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.