Este ano estrearam-se 21 filmes portugueses nos cinemas, vistos por 256 mil espectadores, o que representa 4,6% por cento do total de audiências na exibição comercial, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Segundo dados estatísticos do ICA, até maio, as salas de cinema tiveram 5,6 milhões de espectadores, dos quais 256 mil foram para a exibição de filmes portugueses.

Quanto a receitas de bilheteira, a quota de mercado do cinema português é de 4,2%, ou seja, 1,2 milhões de euros de um total de 29,8 milhões de euros de emissão de bilhetes de cinema.

Em termos gerais, de janeiro a maio houve uma quebra de 2,5% na assistência nas salas de cinema, comparando com o mesmo período de 2018, descendo de 5,7 para 5,6 milhões de espectadores, enquanto na receita de bilheteira a quebra foi de 3,6%, de 30,9 milhões de euros para 29,8 milhões de euros.

O filme português mais visto este ano em sala, segundo o ICA, foi "Snu", de Patrícia Sequeira, sobre o relacionamento, na década de 1970, entre a editora Snu Abecassis e o político Francisco Sá Carneiro.

"Vingadores: Endgame", de Anthony Russo e Joe Russo, lidera a tabela geral dos filmes estreados este ano em sala, com 648 mil espectadores e 3,7 milhões de euros de receita.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.