José Miguel Ribeiro tornou-se o nome mais prestigiado do cinema de animação português em 1999, quando terminou o popular filme de animação de volumes
«A Suspeita», premiado em Portugal e um pouco por todo o mundo. Onze anos depois, com muitos outros projectos de permeio, apresenta uma proposta mais singular de cinema: um documentário em cinema de animação.

«Viagem a Cabo Verde», exibido no DocLisboa a 21 de Outubro, às 19h00, recria, em desenho animado, uma viagem que o realizador fez ao país africano numa época de crise existencial. José Miguel Ribeiro chegou ao país de mochila às costas, sem destino certo, para ficar dois meses até onde o vento o levasse. Descobriu um país, redescobriu-se a si próprio e trouxe experiências suficientes para fazer um filme.

Utilizou as ferramentas que conhecia, o cinema de animação, e o resultado foi um filme que já conquistou o Prémio Animação da 18ª edição do Festival Curtas de Vila do Conde, está actualmente na competição do DocLisboa e integra também a competição internacional do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que decorre entre 8 e 14 de Novembro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.