O cineasta americano Todd Solondz é o realizador em foco do Festival Curtas da Vila do Conde deste ano, que decorrerá entre os dias 6 e 14 de julho, anunciou esta quartta-feira a organização do evento.

O realizador, considerado “uma das maiores referências do cinema independente norte-americano”, estará em Portugal para apresentar uma retrospetiva da sua filmografia, que irá “desde os filmes que contribuíram para a sua descoberta pela crítica nos anos 1990, como ‘Welcome To the Dollhouse’ e ‘Felicidade’, passando pelas suas obras mais recentes, como ‘Dark Horse’ ou ‘Wiener Dog’”, comunicou hoje a organização em nota de imprensa.

Happiness - Felicidade (1998)

Todd Solondz estará, ainda, em Vila do Conde para uma sessão de encontro com o público do festival, a decorrer no dia 10 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

A sua vinda a Portugal passará também pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa onde irá participar na Escola de Verão e apresentar um dos seus filmes na cidade do Porto, no dia 5 de julho.

Solondz obteve aclamação da crítica com o seu segundo filme, “Welcome to the Dollhouse” (1995), sobre a crueldade do ensino e a vida suburbana, com o qual ganhou prémios nos festivais de cinema de Sundance e Berlim.

Premiado também no Fantasporto com “Happiness”, o cineasta já esteve por três vezes em concurso no Festival Internacional de Veneza, com os filmes “Palindromes”, “Life During Wartime”, que lhe valeu o prémio de melhor argumento, e “Dark Horse”.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.