com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Verdes Anos

Verdes Anos

Verdes Anos

Verdes Anos

O primeiro filme de Paulo Rocha, numa versão digital restaurada, produzida ainda em vida do realizador e por iniciativa do próprio, agora incluindo excertos que aquando da sua primeira apresentação (em 1963) tinham sido cortados por causa da censura.

Rui Gomes e Isabel Ruth, na obra que marca o início do Cinema Novo português. «Verdes Anos» é a história da iniciação de dois jovens provincianos nos problemas da cidade e do amor. Um olhar terno, mas também desencantado e amargo, sobre Lisboa. Uma obra cuja influência sobre a geração mais recente de cineastas portugueses é enorme. Neste caso, trata-se de uma cópia digital, que transcreve em resolução 2k, um restauro concluído analogicamente no laboratório da Cinemateca Portuguesa, em 2006, com aprovação do realizador e sob a supervisão de Pedro Costa. Nesse negativo de imagem de 35mm, foram enxertados (por iniciativa do próprio Paulo Rocha) alguns planos que tinham sido cortados por motivo de censura, e que foram obtidos de uma cópia de 16mm tirada originalmente por iniciativa do realizador para a sua divulgação no Japão.

Notícias relacionadas

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.