Património documental das escritoras Katherine Mansfield, Annemarie Schwarzenbach e Ella Maillart, bem como da Escola de Cinema de Animação de Zagreb foi incluído no programa “Memória do Mundo” da UNESCO, que anunciou os 74 novos itens adicionados.
O Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, que decorre de 1 a 11 de maio na capital portuguesa, conta este ano com 13 filmes lusófonos numa seleção diversificada de longas e curtas-metragens com cariz da África lusófona e Brasil.
O Coimbra BD 2025 volta a levar ao Convento São Francisco o universo de banda desenhada, com atividades para todos os públicos e a presença de mais de 50 autores e ilustradores nacionais e internacionais.
A nova geração e alguns “grandes nomes da história do rock progressivo” partilham o cartaz da 18.ª edição do Gouveia Art Rock (GAR), que vai decorrer entre 1 e 4 de maio, naquela cidade do distrito da Guarda.
Mais de 35 mil livros foram emprestados pela biblioteca pública digital BiblioLED, desde que este serviço arrancou, em final de janeiro, contando atualmente com quase 20 mil utilizadores registados e 57 mil acessos, revelou a direção-geral do livro.
Uma subida à montanha do Pico e um concerto de Zeca Medeiros para celebrar o 25 de Abril vão ser alguns momentos do Pico Zen, o “festival mais saudável dos Açores”, que decorre entre os dias 24 e 27.
O músico português Jorge Palma vai fazer em maio três concertos com os filhos Vicente e Francisco, no espetáculo “3 palmas na mão”, em Loulé, Vale de Cambra e Vila Nova de Gaia.
A PLATEIA – Associação de Profissionais de Artes Cénicas condenou hoje o despedimento de uma mulher trans do Teatro Maria Vitória, em Lisboa, acusando o dono de transfobia, exigindo esclarecimentos e que Helder Costa se desculpe.
O filme "Anywhere, Anytime", de Milad Tangshir, venceu o Prémio do Júri da Festa do Cinema Italiano, que hoje encerra em Lisboa, com o Prémio do Público entregue a "Il ragazzo dei pantaloni rosa", de Margherita Ferri.
Dezenas de turistas manifestaram hoje tristeza e frustração ao encontrarem fechados os monumentos na zona de Belém, em Lisboa, devido a uma greve de trabalhadores que reivindicam atualização do pagamento do trabalho suplementar aos feriados.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é hoje assinalado sob o mote "Património Resiliente face a Catástrofes e Conflitos", com centenas de atividades inscritas em todo o país, segundo o instituto Património Cultural.
Os trabalhadores dos museus e monumentos nacionais iniciam hoje uma greve ao trabalho suplementar e em dias de feriado, convocada até 31 de dezembro pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).
O Presidente da República lamentou a morte do cantor Nuno Guerreiro, referindo que contava com a sua participação nas comemorações do 10 de Junho, que vão ser no Algarve, de onde era natural.
O filme "Honeyjoon", da realizadora norte-americana Lilian T. Mehrel e da produtora portuguesa Wonder Maria Filmes, vai ter estreia mundial em junho no Tribeca Festival em Nova Iorque, Estados Unidos, revelou a organização.
Os escritores Amin Maalouf, Paul Lynch e Juan Villoro vão marcar presença no festival literário 5L, que arranca a 9 de maio, em Lisboa, com uma programação virada para as ameaças às democracias e os desafios da Inteligência Artificial.
Fonte do Ministério da Cultura referiu que "a declaração não carece de publicação em Diário da República para produzir efeitos" e "é suficiente para a associação receber apoios mecenáticos".
A Universidade de Haifa, em Israel, cancelou a exibição do filme "No Other Land", vencedor do Óscar de Melhor Documentário, na sequência de críticas de organizações sionistas, segundo anúncio feito hoje nas redes sociais.
O festival internacional de cinema Porto Femme começa na segunda-feira sob o tema das "invisibilidades", com 120 filmes e tendo a "solidariedade feminista" como fio condutor.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje que a cultura seja ainda um parente pobre aos olhos da sociedade portuguesa, prevendo que não vá ser um tema prioritário na campanha eleitoral.
O filme "Fogo do Vento", de Marta Mateus, conquistou hoje o prémio de Melhor Primeiro Filme Internacional, no Festival de Busto Arsizio, em Itália, anunciou o júri do certame, que destacou a "linguagem pessoal" da realizadora portuguesa.
As ruas da aldeia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, foram hoje invadidas por uma cortejo de mais 700 figuras representativas de rituais ancestrais europeus, numa manifestação cultural característica das festas solsticiais e carnavalescas de vários povos.
Nascida no mar alto, filha de um lendário navegador norueguês, a cineasta Virginia Tangvald decidiu reconstituir a história familiar quando o pai e o irmão desapareceram no mar, mergulhando num pesadelo, que foi também o seu "passaporte para a vida".