Uma exposição da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos vai ser inaugurada na quarta-feira na Embaixada de Portugal em Brasília, num dia marcado pela cimeira luso-brasileira que juntará em Brasília as maiores figuras governamentais do Brasil e Portugal.
A cantora mexicana Paquita la del Barrio, conhecida pela sua voz e pela defesa das mulheres, morreu hoje de manhã na sua casa em Veracruz, aos 77 anos.
O novo álbum de Beatriz Rosário intitula-se “Alfa” e nele a cantora, com origens no fado, espelha as suas vivências e a busca de uma linguagem musical “mais pop e urbana”.
O compositor, cantor, letrista, produtor e diretor musical Jorge Fernando celebra 50 anos de carreira, sempre com o fado como ponte entre passado e futuro, o que traduz no concerto a realizar no Teatro Tivoli, em Lisboa, em 21 de março.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, enalteceu este domingo “o músico genial, o homem generoso e o militante comunista de toda a vida” que foi Carlos Paredes, considerando o guitarrista um “símbolo ímpar da cultura portuguesa”.
O festival Às Vezes o Amor tem início hoje, em Penafiel, com um concerto de Jorge Palma, prosseguindo até domingo em mais de uma dezena de localidades com atuações de Santos & Pecadores, Lena D’Água e Marisa Liz, entre outros.
A Venezuela vai criar uma universidade da música em homenagem ao fundador do Sistema de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis de Venezuela (El Sistema, em idioma castelhano), o maestro luso-descendente José António Abreu.
A artista portuguesa Joana Vasconcelos expõe até 31 de julho 50 obras, algumas delas icónicas, nos salões e jardins do Palácio de Liria, em Madrid, numa intervenção em diálogo com peças de Velázquez ou Goya.
Zion tem 14 anos, é rapper e um dos jovens que em três dias idealizaram e criaram a música para uma campanha que vai celebrar os valores de um tempo que nunca viveram: o 25 de abril.
O humorista e apresentador de televisão Herman José é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC) 2025, um galardão que será entregue em 01 de março, na sessão solene comemorativa do 735.º aniversário deste estabelecimento de ensino superior.
O tema "Viagens" inspira a 43.ª edição do festival Música em Leiria, que decorre entre 6 de março e 23 de abril, com 16 espetáculos na programação central em Leiria, Pombal, Marinha Grande, Batalha e Porto de Mós.
Os operadores televisivos em sinal aberto, RTP, SIC e TVI, não são obrigados a difundirem os eventos desportivos de interesse generalizado do público definidos pelo Governo, explicaram à Lusa fontes oficiais do regulador e do Executivo.
“Ana Márcia”, o novo álbum de Márcia, hoje editado, é uma espécie de livro de memórias no qual a cantautora partilha o passado e o presente, com a companhia de Sérgio Godinho, Jorge Palma e Catarina Salinas.
A ópera “O Elixir de Amor", de Gaetano Donizetti, numa encenação de Mário João Alves, é hoje apresentada no Teatro das Figuras, em Faro, abrindo a programação operática deste ano do Teatro Nacional de S. Carlos.
O festival Pedras Sounds decorre entre 15 e 16 de agosto, em Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, e tem como cabeças de cartaz o rapper Piruka e o DJ Kura, foi hoje anunciado.
O projeto “100 Paredes”, de celebração do centenário do nascimento de Carlos Paredes, editou um disco LP, interpretado pelo guitarrista Bruno Costa, com uma guitarra portuguesa doada pelo homenageado à cidade de Coimbra.
O filme “Hanami”, da realizadora portuguesa Denise Fernandes, foi distinguido hoje com o prémio Ingmar Bergman no Festival de Cinema de Gotemburgo, na Suécia.
Um concerto com 200 cantores e músicos, desenhado em redor da guitarra portuguesa, celebra os 100 anos do nascimento de Carlos Paredes, em Coimbra, numa homenagem que nasceu da vontade de dois amigos, Bruno Costa e André Varandas.
Quinze candidaturas, das 58 admitidas no concurso de Teatro do Programa de Apoio Sustentado 2025/26 da DGArtes, não serão apoiadas por ter sido esgotado o montante disponível de 10,08 milhões de euros.
A atriz espanhola Karla Sofía Gascón, nomeada para um Óscar por "Emilia Pérez", encerrou esta sexta-feira a sua conta na rede social X, denunciando estar a ser alvo de uma "campanha de ódio e desinformação".
O realizador José Filipe Costa, que ficcionou no cinema os últimos dias de Salazar, considera que ainda existe um certo "fascismo das pequenas coisas" na sociedade e no modo como os portugueses se relacionam.
O 23.º festival Sons de Vez começa hoje e, até março, vai levar a Arcos de Valdevez artistas como Ana Moura, Capitão Fausto, Mão Morta e The Last Internationale, entre outros.
Filipe Sambado edita hoje um novo álbum, “Gémea Analógica”, gravado ao vivo no ano passado e no qual apresenta versões acústicas dos temas de “Três Anos de Escorpião em Touro”, disco editado em 2023.