Três artistas de rua foram contratados pela produção de “Segurança Nacional” para criar com autenticidade alguns graffitis para a nova temporada... e decidiram expressar as suas opiniões sobre a série nos murais.

Durante o segundo episódio da série protagonizada por Claire Danes, emitido a 11 de outubro nos Estados Unidos, um dos planos mostra, por exemplo, uma parede com um graffiti em árabe, na qual alegadamente se pode ler “Segurança Nacional é racista”.

"É a série de televisão mais intolerante"Arabian Street Artists

Heba Amin, Caram Kapp e Stone, os três artistas contratados pelos Showtime que são conhecidos como Arabian Street Artists, foram desafiados a escrever mensagens apolíticas. Em comunicado publicado no site do grupo, os artistas afirmam que aproveitaram a oportunidade para criar “slogans e provérbios que permitam a interpretação crítica”.

A Arabian Street Artists explicou ainda que ponderou bastante antes de aceitar o convite devido ao descontentamento político em relação à série. "É a série de televisão mais intolerante devido à descrição imprecisa, indiferenciada e altamente tendenciosa dos árabes, paquistaneses e afegãos, bem como devido às brutas deturpações das cidades de Beirute, Islamabad e do chamado mundo muçulmano em geral", escreveram os artistas no site.

Esta não é a primeira vez que a "Segurança Nacional" gera polémica devido à representação do Médio Oriente. Durante a segunda temporada, por exemplo, uma rua do bairro de Hamra, em Beirute, foi cenário de uma milícia armada. Na realidade, Hamra é uma rua movimentada e cosmopolita, sendo politicamente neutra. Esta discrepância entre a realidade e a ficção originou várias criticas.

"Deveríamos ter visto estas imagens antes de serem emitidas. Na verdade, como 'Segurança Nacional' se esforça sempre por promover o diálogo, não podemos fazer outra coisa, a não ser admirar este ato artístico de sabotagem", diz, em comunicado divulgado pelo Entertainment Weekly, o co-criador da série, Alex Gansa.

Veja na galeria as fotografias dos graffitis partilhadas pelo Arabian Street Artists:

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.