Reinado dos monstros continua pela segundo fim de semana consecutivo, com as estreias de "Homem Macaco" e “O Génio do Mal: O Início” a terem um impacto limitado nas bilheteiras.
A fadista Filipa Vieira apresenta em maio, em Lisboa, o seu novo álbum, “Sabe Deus”, no qual se assume como autora, assinando a maioria dos temas que canta.
As cantoras Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes editam este mês o álbum “A madrugada que eu esperava”, que conta com convidados como Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho e Luísa Sobral e tem canções do musical que ambas criaram.
O golpe do 25 de Abril teve dois sinais na rádio para as tropas que derrubaram a ditadura, como a “Grândola Vila Morena”, mas com “um percalço” porque entrou uma canção de Tony de Matos.
O compositor Luís Soldado criou uma “ópera muda”, com libreto de Rui Zink, para acompanhar o filme mudo “O Fauna das Montanhas”, que se vai estrear no dia 12, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.
Ganhou o Óscar com um filme improvável, o épico de aventuras sobre o Império Romano "Gladiador", mas o general Maximus foi apenas uma das várias personagens intensamente masculinas e carismáticas com que Russell Crowe encheu o grande ecrã na sua carreira.
Uma edição do livro "Breakfast at Tiffany's" com a capa coberta com mil diamantes está à venda em Nova Iorque por 1,3 milhões de euros para marcar o centenário de nascimento do seu autor, Truman Capote.
Musa de algumas correntes feministas, mas acusada de transfobia, a autora da bem-sucedida saga "Harry Potter", J.K. Rowling, tornou-se uma personalidade controversa nos últimos anos após diversas polémicas nas redes sociais.
A curta-metragem “A Rapariga de Olhos Grandes e o Rapaz de Pernas Compridas”, de Maria Hespanhol, foi a grande vencedora da segunda edição dos Prémios Curtas, conquistando quatro galardões.
Pedro Gonçalves, Miguel 7 Estacas e José Bacelar ("The Voice Portuga") foram os convidados do segundo episódio da terceira temporada do "The Emergente Show", talk show ao vivo apresentado por Tiago David. Veja o vídeo.
A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) rejeitou que exista uma prática generalizada de recurso à Inteligência Artificial (IA) para tradução de livros, como denunciado numa carta aberta, admitindo apenas casos isolados que não definem a prática comum.
Os Delfins celebram hoje 40 anos de carreira, feita de temas como “Nasce Selvagem”, “Sou como um rio” e “Baía de Cascais”, com um concerto em Lisboa, já esgotado.
As estreias de "Ripley", "Sugar", "Sonhar em Negro", "Fallout", "The Sympathizer" e "Interview with the Vampire" estão entre as novidades de abril na televisão e nas plataformas de streaming.
Apoio chega após uma carta aberta com mais de mil artistas judeus que denunciava a mensagem do realizador britânico de "A Zona de Interesse" sobre guerra entre Israel e o Hamas.