O indivíduo, que estaria a usar um capacete, óculos de proteção um colete à prova de balas, terá aberto fogo com uma caçadeira imediatamente a seguir aos trailers em duas sessões lotadas de
«O Cavaleiro das Trevas Renasce» no Century Aurora 16 Movie Theater, perto de Denver, estado do Colorado, nos EUA, e terá lançado também uma bomba de fumo ou de gás lacrimogéneo. A polícia confirma que já tem um suspeito detido mas não acredita ter havido um segundo atirador, como chegou a ser referido.

As forças policiais confirmaram que há pelo menos 12 mortos e mais 38 feridos, estando os corpos de 10 das vítimas ainda no local do crime, no interior do cinema. Há indicações que um dos feridos é um bebé de três meses. Um hospital improvisado foi criado imediatamente no Centro Comercial para tratar os feridos, que foram enviados para vários hospitais locais pela polícia, muitas vezes nas próprias viaturas e sem esperar pelas ambulâncias, devido à necessidade de urgência nos tratamentos.

Dois agentes federais disseram aos «Denver Post» que o suspeito é James Holmes, nascido a 13 de dezembro de 1987, de quem não se conhecem quaisquer ligações a associações terroristas. O chefe da polícia local, Dan Oates, confirmou que o suspeito disse à polícia que tinha explosivos no seu apartamento, que entretanto foi evacuado e está a ser objecto de buscas pelas forças policiais. Segundo declarações à CNN de Frank Fania, porta-voz da polícia, o suspeito terá sido detido pelos primeiros oficiais que chegaram ao local e não ofereceu qualquer resistência: «Ele estava no parque de estacionamento das traseiras, que não é um parque de estacionamento público para o cinema. Ele não resistiu e não tentou lutar».

Brenda Stuart, da rádio 850 KOA, disse à Sky News que «isto começou numa sessão da meia-noite do novo filme de Batman e as salas de cinema estavam cheias durante a projeção», sublinhando que «as pessoas lá dentro disseram-nos que achavam que fazia parte do filme. Disseram que ouviram foguetes, barulhos e de repente viram as balas a voar».

Também a Sky News cita uma testemunha do ocorrido, Paul Otermat, que estava no cinema com a namorada quando os disparos começaram: «Um homem entrou pela saída de emergência. Por um segundo, pensei que fosse alguma manobra publicitária mas depois ele atirou gás lacrimogéneo para a multidão». Ainda segundo, Otermat, «ele começou a disparar para os espetadores. Eu e a minha namorada agachámo-nos e rastejámos para fora da sala de cinema. Corremos pelo lobby, ouvimos mais tiros, fugimos para o parque de estacionamento, metemo-nos no carro e saímos dali para fora».

Aurora, no estado do Colorado, fica perto do local onde, no ano de 1999, ocorreu o massacre do Liceu de Columbine, no qual foram assassinadas 13 pessoas e outras 24 ficaram feridas.

Entretanto, o Presidente dos EUA Barack Obama já fez uma declaração oficial sobre o sucedido: «A Michelle e eu estanmos chocados e entristecidos pelos horríveis e trágicos tiroteios no Colorado. Os agentes da lei local e federal ainda estão a responder ao sucedido e a minha administração fará tudo o que puder para apoiar as pessoas de Aurora nesta altura extraordinariamente difícil.

Estamos empenhados em levar os responsáveis à justiça, assegurando a segurança do nosso povo, e tratando dos que ficaram feridos. Tal como fazemos quando confrontados com momentos de trevas e desafios, devemos juntar-nos como uma família Americana. Todos temos as pessoas de Aurora nos nossos pensamentos e nas nossas orações enquanto lidam com a perda de família, amigos e vizinhos, e devemos permanecer com eles nas horas e dias difíceis que se seguem».

A antestreia do filme em Paris, agendada para a noite de hoje, foi cancelada, e uma fonte do Hotel Bristol, na Cidade-Luz, onde os protagonistas do filme estão hospedados, afirmou que as estrelas estão «devastadas com a notícia».

Christian BaleAnne HathawayMorgan FreemanMarion Cotillard terão já desmarcado as entrevistas que tinham agendadas para hoje.

A Warner Bros., produtora do filme «O Cavaleiro das Trevas Renasce», afirmou em comunicado que «estamos profundamente entristecidos com a notícia deste incidente chocante. Enviamos os nossos mais sinceros sentimentos às famílias e amigos das vítimas nesta hora trágica».

(atualizado às 14h35)