Artigo

Hollywood também perdeu as eleições nos EUA

Os candidatos em vários pontos do país apoiados pelos peso-pesados da indústria cinematográfica foram derrotados nas eleições intercalares norte-americanas.

Os candidatos republicanos derrotaram os democratas e conquistaram maioria no Senado após as eleições intercalares realizadas esta terça-feira, mantendo ainda o controlo da Câmara dos Representantes. Desta forma, o Partido Republicano controla o Congresso, que junta os dois órgãos, e promete tornar muito difíceis os últimos dois anos da atividade legislativa do mandato do presidente democrata Barack Obama.

Também os candidatos apoiados por Hollywood perderam em praticamente toda a linha. A mais relevante, Alison Lundergan Grimes, no Kentucky, foi derrotada por Mitch McConnell, o futuro líder da maioria republicada no Senado. Outros candidatos democratas apoiados pelos bolsos generosos dos peso-pesados da indústria penalizados pela impopularidade de Obama que perderam a sua dispendiosa batalha foram os dos estados da Carolina do Norte, tradicionalmente democrata e uma das surpresas da noite, Geórgia, Arkansas, Colorado e Alasca.

O governador democrata da Califórnia, Jerry Brown, conseguiu manter o seu cargo no meio do vendaval político, mas a indústria cinematográfica sofreu um grande choque a nível local com a derrota de Bobby Shriver para Shiela Kuehl, uma antiga estrela televisiva que há muito se transferiu para a política: 47,2% para 52,8%.

Shriver era a aposta de Hollywood para substituir Zev Yaroslavsky, forçado a retirar-se pelo limite de mandatos, no cargo de supervisor do condado de Los Angeles. Recebeu milhares de dólares das personalidades mais políticas do mundo do cinema, uma lista que parece a de um jantar de gala da festa dos Óscares: Jeffrey Katzenberg, Steven Spielberg, David Geffen, Oprah Winfrey, Tom Hanks, J.J. Abrams, Oprah Winfrey, Jerry Bruckheimer, Warren Beatty, Jessica Alba, Chris O'Donnell, Rob Lowe, Larry David, Ted Danson, Joan Cusack, Harvey Keitel e Michael Douglas.

Comentários