"Oppenheimer" dominou as nomeações para os BAFTA, os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, o equivalente aos Óscares, divulgadas esta quinta-feira pelos atores Naomi Ackie e Kingsley Ben-Adir e que reservaram algumas surpresas "chocantes" entre as ausências.

O épico de Christopher Nolan sobre o J. Robert Oppenheimer, o cientista descrito como o pai da bomba atómica, conseguiu confirmar 13 das 15 pré-nomeações que tinham sido anunciadas a 5 de janeiro, ficando a uma de igualar o recorde estabelecido no ano passado pelo alemão "A Oeste Nada de Novo", destacando-se nas categorias principais: Filme, Realização, Ator (Cillian Murphy), Ator Secundário (Robert Downey Jr), Atriz Secundária (Emily Blunt) e Argumento Adaptado.

Os outros filmes a destacarem-se na fase das nomeações são "Pobres Criaturas" (11, mas deixando de fora o realizador Yorgos Lanthimos e Mark Ruffalo como ator secundário), "Assassinos da Lua das Flores" (nove, mas nenhuma para o realizador Martin Scorsese, os atores Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone, ou Argumento Adaptado) e "A Zona de Interesse" (nove), sobre a vida do comandante do campo de extermínio nazi de Auschwitz.

Segue-se o francês "Anatomia de uma Queda" e os norte-americanos "Os Excluídos" e "Maestro" (todos com sete).

As nomeações para os BAFTA são um dos momentos-chave da temporada de prémios, uma vez que muitos dos sete mil membros da Academia Britânica também pertencem à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que vota os Óscares, cujas nomeações serão anunciadas no dia 23).

Daí o gigantesco "balde de água fria" reservado pelos prémios para a outra metade do fenómeno "Barbenheimer": apenas cinco nomeações em 15 possíveis para "Barbie", ficando ao nível do sucesso de culto "Saltburn" e falhando a corrida a Melhor Filme e Realização, surgindo apenas para Atriz (Margot Robbie), Ator Secundário (Ryan Gosling), Argumento Original, Guarda-Roupa e Direção Artística.

"Barbie"

"Anatomia de uma Queda", "Assassinos da Lua das Flores", "Os Excluídos", "Oppenheimer" e "Pobres Criaturas" são os nomeados para Melhor Filme.

Para Melhor Filme Britânico a seleção foi mais vasta, com cinco nomeações automáticas a partir dos mais votados na primeira ronda de nomeações conhecidas a 5 de janeiro e outras cinco por um júri: "All of Us Strangers", "How To Have Sex", "Napoleão", "Pobres Criaturas", "O Pub The Old Oak", "Rye Lane", "Saltburn", "Scrapper", "Wonka" e "A Zona de Interesse".

Nas quatro categorias de interpretação, existiam 10 pré-nomeados por cada uma, dos quais os três mais votados da primeira ronda de votações foram automaticamente agora nomeados e outros três escolhidos por um júri (diferente por categoria) para tornar a seleção mais "inclusiva".

São 11 atores a fazer a estreia nos BAFTA em 23 nomeados e não são 24 ao todo porque há uma repetente: a alemã Sandra Hüller fez a proeza de conseguir estar na corrida para Melhor Atriz por "Anatomia de uma Queda" e Melhor Atriz Secundária por "A Zona de Interesse".

Para Melhor Ator, chegaram às nomeações Bradley Cooper ("Maestro"), Colman Domingo ("Rustin"), Paul Giamatti ("Os Excluídos"), Barry Keoghan ("Saltburn"), Cillian Murphy ("Oppenheimer") e Teo Yoo ("Vidas Passadas").

Nomeadas para Melhor Atriz estão Fantasia Barrino ("A Cor Púrpura"), Sandra Hüller ("Anatomia de uma Queda"), Carey Mulligan ("Maestro"), Vivian Oparah ("Rye Lane"), Margot Robbie ("Barbie") e Emma Stone ("Pobres Criaturas").

Além de Robert Downey Jr. ("Oppenheimer") e Ryan Gosling ("Barbie"), os outros na corrida para Melhor Ator Secundário são Robert De Niro ("Assassinos da Lua das Flores"), Jacob Elordi ("Saltburn"), Paul Mescal ("All of Us Strangers") e Dominic Sessa ("Os Excluídos").

Para Melhor Atriz Secundária, Emily Blunt ("Oppenheimer") tem a companhia de Danielle Brooks ("A Cor Púrpura"), Claire Foy ("All of Us Strangers"), Sandra Hüller ("A Zona de Interesse"), Rosamund Pike ("Saltburn") e Da'Vine Joy Randolph ("Os Excluídos").

Para Melhor Realização, dos 16 finalistas escolhidos por paridade no início de janeiro saíram duas nomeações automáticas (os mais votados) e mais quatro escolhidas por um júri, com o conjunto a juntar "All of Us Strangers" (Andrew Haigh), "Anatomia de uma Queda" (Justine Triet), "Os Excluídos" (Alexander Payne), "Maestro" (Bradley Cooper), "Oppenheimer" (Christopher Nolan) e "A Zona de Interesse" (Jonathan Glazer).

Os quatro nomeados para Melhor Longa-Metragem de Animação são "Elemental", "A Fuga das Galinhas: Estamos Fritas", "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" e "O Rapaz e a Garça".

Na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa foram escolhidos "20 Days in Mariupol” (Ucrânia, que também concorrerá para Melhor Documentário), "Anatomia de uma Queda" (França), "Vidas Passadas" (EUA), "A Sociedade da Neve" (Espanha) e "A Zona de Interesse" (Grã-Bretanha).

A cerimónia dos BAFTA está marcada para 18 de fevereiro no Southbank Centre's Royal Festival Hall em Londres, com o ator David Tennant como anfitrião.

Já os Óscares serão a 10 de março em Los Angeles, com a votação a decorrer de 22 a 27 de fevereiro, já depois de se saberem os premiados dos BAFTA, que no ano passado distinguiram "A Oeste Nada de Novo" nas principais categorias.