Artigo

Últimos filmes de Hayao Miyazaki e Isao Takahata brevemente em Portugal

«As Asas do Vento» e «O Conto da Princesa Kaguya» vão estar em exibição por tempo limitado em algumas salas de cinema portuguesas.

«As Asas do Vento», de Hayao Miyazaki, e «O Conto da Princesa Kaguya» vão finalmente estrear nas salas de cinema portuguesas. Com uma novidade: apenas estão em exibição, na versão original legendada em japonês, durante duas semanas.

«As Asas do Vento» é uma biografia ficcionada de Jiro Horikoshi, o designer do avião de caça Mitsubishi A6M Zero, bastante utilizado pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial, e o amor por uma jovem que contrai tuberculose e é enviada para um sanatório, baseado numa história do escritor Tatsuo Hori.

Nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Animação, marca, de acordo com o próprio Miyazaki, a sua despedido do cinema e poderá ser visto nos cinemas UCI El Corte Inglés, UCI Arrábida, Cinema City Alvalade e Cinema Ideal entre 19 de março e 2 de abril.



«O Conto da Princesa Kaguya» baseia-se no conto popular japonês «O Conto do Cortador de Bambu» e é o mais recente filme dos estúdios Ghibli e o culminar de décadas de contemplação do seu realizador, também cofundador dos estúdios, Isao Takahata.

Relata a história de uma pequena rapariga encontrada dentro de um pé de bambu brilhante que cresce para se tornar uma bela mulher que seduz todos os que a encontram, incluindo cinco pretendentes nobres. No entanto, a jovem terá de enfrentar o seu destino e um castigo pelo seu crime.

Igualmente nomeado para Óscar de Melhor Filme de Animação, estará em exibição entre 9 e 22 de abril nos cinemas UCI El Corte Inglés, UCI Arrábida e Cinema City Alvalade.

Comentários