De acordo com um comunicado da organização, o evento organizado pela d’Orfeu conta este ano com oito concertos que vão percorrer as principais salas de espetáculos e locais ao ar livre dos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ílhavo.

O festival começa com um concerto que junta o compositor e pianista cubano Omar Sosa, o senegalês Seckou Keita e o percussionista afro-venezuelano Gustavo Ovales, num “diálogo instrumental afetuoso, dinâmicas efervescentes e improvisações de jazz”.

Este Suba Trio apresenta-se em Albergaria-a-Velha (Cineteatro Alba) a 21 de junho e em Águeda (Centro de Artes) a 22 de junho.

Depois, é a vez do clarinetista búlgaro Ivo Papasov & His Wedding Band levar aos palcos do Festim os ritmos dos Balcãs, a 28 de junho, no relvado da Costa Nova (Ílhavo) e a 29 de junho no Cine-Teatro de Estarreja.

No mesmo fim de semana, o rapper e ativista social Robints Paulo (Vox Sambou), originário do Haiti, chega ao Festim a 28 de junho no Cine-Teatro de Estarreja e a 29 de junho no relvado da Costa Nova.

Para o encerramento, haverá morna, samba, fado e batuque, com Nancy Vieira, de Cabo Verde, que irá revisitar os temas do seu mais recente álbum, “Gente”.

A cantora, que se faz acompanhar por alguns dos músicos originais da banda de Cesária Évora, irá atuar no dia 4 de julho, na Quinta do Torreão (Albergaria-a-Velha), e a 11 de julho, no Largo 1.º de Maio (Águeda).

Os bilhetes para os concertos em sala já se encontram à venda por oito euros. Os espetáculos ao ar livre serão de entrada gratuita.