"Ó céus, isto é um duro golpe", escreveu no Instagram Aniston, que interpretava Rachel na série que acompanhava o dia a dia do grupo de amigos em Nova Iorque.

"Nós amávamo-lo profundamente. Ele era parte do nosso ADN. Éramos sempre nós os seis. Esta foi uma família escolhida que mudou para sempre quem éramos e para onde estávamos a ir", disse.

A atriz acompanhou a publicação com uma foto em que aparecia a rir ao lado de Perry, seguida de uma mensagem de texto enviada pelo ator que dizia: "Fazer-te rir alegrou o meu dia".

Esta mensagem "diz tudo", considerou. "Matty sabia que adorava fazer as pessoas rirem. (...) Se não ouvisse risos, pensava que ia morrer. A sua vida literalmente dependia disso. E ele conseguiu fazer isso. Ele fazia-nos rir. E rir muito", acrescentou sobre o colega de elenco que interpretava a personagem Chandler na série.

Matthew Perry, de 54 anos, foi encontrado inconsciente a 28 de outubro pelo seu assistente numa banheira de hidromassagem na sua casa em Los Angeles.

David Schwimmer, que interpretou Ross na produção televisiva, publicou no Instagram uma foto de um dos seus "momentos favoritos" com o seu ex-colega: "Agora isto faz-me sorrir e ficar triste ao mesmo tempo", escreveu o ator. "Obrigado por dez anos incríveis de risos e criatividade", adicionou.

"Nunca esquecerei  o teu impecável sentido cómico. Podias pegar um diálogo banal e dobrá-lo à tua vontade, e transformá-lo em algo tão original, inesperado e divertido que ainda surpreende", analisou.

Kudrow, que deu vida à Phoebe na série, escreveu sobre uma linha do tempo das memórias que teve com Perry: "Obrigada por tudo que aprendi sobre graça e amor ao te conhecer. Obrigada pelo tempo que tive contigo, Matthew".

Fazendo referência aos problemas de saúde do ator, Kudrow escreveu no Instagram: "Obrigada por apareceres no trabalho quando não estavas bem e depois seres completamente brilhante".

Na terça-feira, Matt LeBlanc e Courteney Cox também partilharam nas redes sociais o seu amor por Perry e a dor pela sua perda.

O elenco da série - Cox, LeBlanc, Aniston, Schwimmer e Kudrow - havia emitido um comunicado conjunto em que se declarava "completamente devastado", dois dias após a morte de Perry, a 28 de outubro.

Até esta semana, nenhum deles se tinha pronunciado individualmente sobre a perda do colega de elenco.

Embora a causa de sua morte ainda seja desconhecida, Perry lutava há anos contra o vício em drogas e álcool. Segundo o tabloide TMZ, nenhuma substância ilícita foi encontrada no local da morte do ator e não há indícios de que tenha sido um ato criminoso.

"Friends", que durou 10 anos, é um verdadeiro fenómeno cultural que deixou marca em mais de uma geração de espectadores.