“Este ano conseguimos colocar mais de 90 ‘speakers’ [oradores] no evento, que ainda não tinham tido intervenção direta em edições anteriores, quisemos equilibrar os géneros [dos convidados] e colocar temáticas atuais e fraturantes ao dispor de quem vai assistir ao Talkfest”, afirmou o diretor da Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest), Ricardo Bramão, que organiza a iniciativa, em declarações à agência Lusa.

Este ano, o Talkfest decorre no Museu das Comunicações, durante o dia, e no Stairway Club e no Musicbox, à noite.

O único fórum dedicado exclusivamente à discussão sobre o panorama dos festivais de música em Portugal abre na quinta-feira com a conferência “As marcas e os festivais à boleia dos criativos nas redes sociais para fidelizarem o seu público”. Ao longo dos dois dias serão discutidos assuntos que vão desde terrorismo e violência sexual ao comportamento das marcas, passando pelos festivais como veículo turístico.

Na quinta-feira, será apresentado o estudo “Perfil do festivaleiro Português e Ambiente Social em Festivais em Portugal”, já na quarta edição.

Ricardo Bramão adiantou à Lusa que o festivaleiro “tem mais dinheiro para consumir, passa mais tempo nos festivais, nas regiões onde decorrem e consome muito mais o produto”.

“Os festivais são um bom chamariz para se consumir o que há à volta do festival. Seja em termos de alojamento, alimentação, esses planos foram todos potenciados por maior poder de compra. E a idade média do festivaleiro não aumentou [em relação aos estudos anteriores]”, referiu.

Na quinta-feira à noite, o Talkfest troca o Museu das Comunicações pelo Stairway Club, onde será exibido o documentário “Enterrado na Loucura – Punk em Portugal 78-88, II Vaga”, às 21:30, e irão atuar os Patrulha do Purgatório, às 23:30.

Na sexta-feira, é o Musicbox a acolher o Talkfest, com concertos de Dicth Days e Maze e um DJ dos Throes+The Shine.

No âmbito do Talkfest serão ainda atribuídos, a 16 de março, em Barcelona, os Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.

Estes prémios reconhecerão os festivais em quase vinte categorias, abrangendo a dimensão, a sustentabilidade, o melhor cartaz e o melhor concerto, a cobertura mediática ou as infraestruturas.

Toda a programação pode ser consultada em talkfest.eu.