Artigo

"A Guerra dos Tronos": Guião do próximo episódio pode ter sido revelado após ataque informático

O ataque de hackers à HBO resultou na alegada partilha de muita informação confidencial, incluindo episódios inéditos de várias séries.

A HBO confirmou à Variety, através de um comunicado, que foi alvo de uma intrusão informática recentemente, conforme a Entertainment Weekly (EW) tinha noticiado esta segunda-feira.

O canal estima que os hackers tenham tido acesso a 1.5 terabyte de dados, que incluem episódios inéditos de séries como "Ballers" e "Room 104" ou o guião do quarto episódio da sétima temporada de "A Guerra dos Tronos", que estreia no próximo domingo nos EUA e na segunda-feira seguinte em Portugal.

Num e-mail dirigido aos empregados, o CEO da HBO, Richard Plepler, considerou o ciberataque "disruptivo, desconcertante e perturbante para todos", realçando que o processo está a ser acompanhado "por uma equipa de tecnologia extraordinária juntamente com especialistas externos" num esforço "nada menos do que hercúleo" para mitigar os danos.

De acordo com o texto da EW, no domingo um e-mail foi enviado a múltiplos jornalistas, anunciando a brecha: "Olá à humanidade. A maior fuga da era do ciberespaço está a ocorrer. Qual o seu nome? Oh, esqueci-me de dizer. É HBO e ‘Guerra dos Tronos".

No passado mês de abril, a Netflix foi também alvo de uma invasão informática, da qual resultou a publicação de episódios da série "Orange Is the New Black". Os primeiros episódios da quinta temporada de "A Guerra dos Tronos" também foram colocados na internet antes da transmissão.

Comentários