Pessoa

Michelle Pfeiffer

Michelle Marie Pfeiffer

  • US

  • Nasceu a 29 de Abril de 1958

Michelle Marie Pfeiffer; nascida em Santa Ana, 29 de Abril de 1958) é uma actriz e cantora norte-americana.

Michelle Marie Pfeiffer; nascida em Santa Ana, 29 de Abril de 1958) é uma actriz e cantora norte-americana.

Carreira


Michelle começou na televisão em 1979, na série O Homem Solitário, no papel de Tricia. Posteriormente, participou nas séries Delta House, CHiPs e B.A.D. Cats, até fazer a sua estreia no cinema com a fita The Hollywood Knights, em 1980. Até ganhar o papel de protagonista do musical Grease 2, Michelle Pfeiffer trabalhou em produções pequenas, tais como Ambição e sedução e Quando o amor renasce. A consagração veio com a participação no filme de Brian De Palma, Scarface, de 1983, no qual contracena com actores como Al Pacino e F. Murray Abraham.

A partir daí, Pfeiffer envolveu-se em projectos como Ladyhawke, Sweet Liberty, The Witches of Eastwick e Tequila Sunrise.

A primeira indicação ao Óscar, veio pelo seu papel como Madame Marie de Tourvel, na versão de Stephen Frears ( The Grifters / Os imorais) para Dangerous Liaisons, baseado na obra de Choderlos de Laclos. Depois, vieram as indicações como actriz principal, pelos filmes The Fabulous Baker Boys e Love Field, pelos quais ganhou o Globo de Ouro de Melhor Actriz em Drama e o Urso de Prata de Melhor Actriz, respectivamente.

Em 1992 Michelle Pfeiffer interpretou a ladra Mulher-Gato, na produção Batman Returns, dirigida por Tim Burton. Pfeiffer protagonizou também a obra do cineasta ítalo-americano Martin Scorsese, The Age of Innocence, de 1993. Neste filme, contracenava com Daniel Day-Lewis e Winona Ryder, e foi indicada para o Globo de Ouro de Melhor Actriz em Drama.

De 1994 a 1999, trabalhou em Dangerous Minds, Wolf e The Story of Us, no qual fez par romântico com Bruce Willis.

Em 2000, Pfeiffer deu um tempo nas pequenas produções para trabalhar com Robert Zemeckis (o director de Forrest Gump e Uma cilada para Roger Rabbit) e Harrison Ford no filme What Lies Beneath, um suspense produzido por Steven Spielberg. Contudo, posteriormente, a actriz continuou a trabalhar em pequenos filmes, como I Am Sam, ao lado de Sean Penn, e White Oleander, de 2002, onde contracenou com Renée Zellweger. Posteriormente, recusou o papel de Jadis, a Feiticeira Branca, no filme As crónicas de Nárnia, alegando precisar estar com a sua família.

Em 2007, Michelle Pfeiffer e Robert De Niro trabalharam juntos pela primeira vez. Trata-se da ficção científica Stardust, baseada em graphic novel de Neil Gaiman (o autor de Sandman). O longa-metragem teve direcção de Matthew Vaughn e contou também com Claire Danes e Sienna Miller no elenco.

Vida pessoal


Filha de Dick e Dona Pfeiffer, tem três irmãos (um irmão mais velho e duas irmãs mais novas, Dedee e Lori Pfeiffer, também actrizes).

Sempre se mantendo discreta em relação aos acontecimentos da sua vida privada, Michelle Pfeiffer casou com o actor Peter Horton em 1981 e divorciou-se em 1988. Ainda na época das filmagens de Dangerous Liaisons, ela envolveu-se com o actor John Malkovich. Em 1993 Michelle adotou uma menina, Claudia Rose e, no mesmo ano, casou-se com David E. Kelley, produtor de televisão e cinema (produtor da série Ally McBeal). No ano seguinte, tiveram um filho: John Henry Kelley.

Adaptado de Sapo Saber a 01-12-2009

Comentários