Marighella

Marighella

Marighella

Marighella

Um filme de Wagner Moura

Adaptação do livro "Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo" de Mário Magalhães, "Marighella" baseia-se nos últimos cinco anos de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro, que durante a ditadura militar liderou um dos maiores movimentos de resistência ao governo da época.

"É maoísta, trotskista ou leninista?" Carlos Marighella só tem uma resposta para esta questão de um jornalista francês: "Sou brasileiro". Depois do golpe de Estado que derrubou um governo legitimamente eleito em 1964 e pôs uma ditadura militar no poder, Marighella conduz à resistência armada um grupo de jovens homens e mulheres. Este filme acompanha a sua vida entre 1964 e a sua morte violenta, em Novembro de 1969.

As suas tentativas para convencer a população da necessidade da insurreição esbarram contra a omnipotência do Estado opressor, que faz tudo ao seu alcance para marginalizar a resistência. O empenho de Marighella em lutar pela dignidade e pela justiça leva à violência e ao terror. Pouco tarda para que Marighella seja visto como o inimigo público nº 1. Um grupo de comandos chefiados por um brutal agente da polícia chamado Lúcio não pára de o perseguir. 

Realização

Notícias relacionadas