O Festival Violas do Atlântico, que decorrerá em julho, em São Miguel, Açores, juntará "pela primeira vez" a viola da terra à viola amarantina, dois instrumentos de arame portugueses conhecidos pelos seus dois corações no tampo.
Um total de 25 entidades culturais vai expor as suas coleções em Elvas (Portalegre), em espaços históricos, culturais, religiosos e até desportivos, para assinalar os 15 anos do museu de arte contemporânea local, em julho e agosto.
A coreógrafa e bailarina Marlene Monteiro Freitas vai apresentar o espetáculo “Idiota”, inspirado no mito da caixa de Pandora, que encerra todos os males do mundo, em Barcelona, Mindelo e Paris, até outubro deste ano.
A cidade da Lagoa, na ilha de São Miguel, Açores, recebe a 15 e 16 de julho a ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, numa cerimónia gratuita e realizada ao ar livre, informou a autarquia.
O InArt – Community Arts Festival vai decorrer entre 18 e 23 de julho no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, com espetáculos, filmes, oficinas, ´masterclasses´ e exposições para cruzar pessoas e linguagens refletindo a arte acessível como prática comunitária.
O projeto PLA•TÔ, que une Teatro Aveirense, Ao Cabo Teatro, Gretua e Museu da Cidade do Porto, vai apresentar em Aveiro e no Porto criações teatrais em resultado de residências artísticas.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes vai marcar o regresso dos eventos depois da pandemia de COVID-19 com um Festival Improvável que mostra os monumentos da região com teatro e música, divulgou aquela entidade.
O ciclo Noites de Verão decorrerá este ano em seis espaços de Lisboa, da Galeria Zé dos Bois à Tapada da Ajuda, com uma programação dedicada à música eletrónica, ambiental e de vanguarda, revelou a organização.
O grupo pós-rock britânico Stereolab terá dois concertos em Portugal, a 3 de novembro no LuxFrágil, em Lisboa, e no dia seguinte no Hard Club, no Porto, anunciou a organização.
Uma exposição em Londres, no Reino Unido, percorre as imagens tiradas por Dennis Morris, o fotógrafo oficial da banda punk Sex Pistols, que retratou a "personalidade intensa" do icónico baixista do grupo, Sid Vicious.
O encenador Peter Brook, um dos mais influentes do século XX, morreu no sábado, com 97 anos de idade, noticia hoje a agência France Presse citando fonte próxima de Brook.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse no sábado que a obra de José Saramago (1922-2010) será sempre uma fonte de inspiração para a luta do partido.
A programação do pavilhão dedicado a Portugal, país homenageado na 26.ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Brasil, arrancou no sábado num debate aclamado entre os autores Valter Hugo Mãe, Daniel Munduruku e Lilian Schwarcz.
A jovem violoncelista alemã Konstanze Pietschmann é a vencedora do 7.º Prémio Internacional Suggia - Casa da Música, concluída a prova final disputada na sexta-feira, num concerto com a Orquestra Sinfónica Casa da Música, de acordo com o anúncio do júri.
O dramaturgo William Shakespeare é o foco da agenda cultural, até ao final do ano, da Companhia de Teatro ArDemente, com quatro atividades diferentes, em Viseu, pensadas para o público em geral e estudantes.
O Museu Nacional do Teatro e da Dança inaugurou na sexta-feira uma exposição documental para assinalar o centenário do Parque Mayer, que evoca as feiras de Lisboa, os seus divertimentos e sobretudo os teatros, anunciaram os organizadores.
O gosto pelo ritmo afrobeat levou na sexta-feira milhares de pessoas, a maioria oriunda do Reino Unido, ao Afro Nation, festival que voltou à Praia da Rocha (Portimão) depois de uma pausa de dois anos motivada pela pandemia.
Portugal é o país convidado da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorre a partir de hoje, até ao próximo dia 10, com mais de duas dezenas de autores portugueses e de países africanos de língua oficial portuguesa.
Marvila, em Lisboa, volta a ser, a partir de hoje, uma galeria a céu aberto, com o regresso da mostra de arte pública Poster, que tem a cantora Carolina Deslandes, a pintora Paula Rego e fotojornalista Mário Cruz entre os convidados.
O tema da memória e da sua perda são os fios condutores de “Miquelina e Miguel”, criação do coreógrafo Miguel Pereira, na qual procura escapar ao inevitável, em palco, com a mãe, celebrando a vida e a relação entre ambos.
Kreator, Megadeth e Gojira foram algumas das bandas que atuaram no Estádio Nacional, em Oeiras, na passada quinta-feira, 30 de junho, no primeiro dia do Festival VOA - Heavy Rock 2022. O festival termina este sábado.
O escritor e filósofo Eduardo Lourenço vai ser homenageado na segunda edição das Jornadas do Livro e da Cultura Portuguesa que decorrem em Bordéus até domingo, com leitura dos seus textos e testemunhos dos seus amigos.
O cantor norte-americano John Legend atua hoje em Cascais, no dia de arranque da 17.ª edição do festival EDPCoolJazz, que se estende até 30 de julho e cujo cartaz inclui também Paul Anka e Diana Krall.
Uma nova edição discográfica de “Amália no Japão”, gravada ao vivo em setembro de 1970, que inclui o fado “É Noite na Mouraria”, chega ao mercado no próximo dia 22.