Cerca de 70 iniciativas compõem o programa deste ano do Cultura Portugal, que arrancou formalmente hoje em Madrid e até ao final do ano vai levar a arte e a cultura portuguesas a 21 cidades de Espanha e Andorra.
O músico sueco Fredrik Andersson vai dirigir o serviço de música da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir de abril de 2025, sucedendo a Risto Nieminen, anunciou hoje esta instituição.
A adaptação para palco da série de animação infantil “Bluey”, que acompanha a vida de uma cadelinha e da sua família, estreia-se em Portugal em novembro, com uma apresentação em Lisboa.
O Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, inaugura hoje uma mostra que “reflete sobre o presente e futuro” da fábrica de azulejos Viúva Lamego através de obras de 17 artistas, como Vhils, Add Fuel, Bela Silva e Adriana Varejão.
O livro “Um País em Bicos de Pés: Escritores, artistas e movimentos culturais”, de Diogo Ramada Curto, editado no ano passado, venceu por unanimidade o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, anunciou na quarta-feira a Associação Portuguesa dos Críticos Literários (APCL).
Uma banda desenhada de ficção sobre “a alma complexa” do poeta português Fernando Pessoa acaba de ser publicada em França, assinada pelo autor francês Nicolas Barral, com selo da Dargaud.
Observar a pintura original 'Rapariga com Brinco de Pérola', de Johannes Vermeer, no museu, produz uma reação emocional dez vezes mais forte do que ver uma reprodução da mesma.
O Teatro do Elétrico estreia, no sábado, dois espetáculos no Teatro Variedades, assinalando a recente reabilitação e reabertura deste teatro no Parque Mayer, em Lisboa.
O artista português Pedro Barateiro apresenta uma 'performance' no Centro de Arte Rainha Sofía, de Madrid, esta quinta-feira, dia a partir do qual estará também exposto, no mesmo museu, "Auto-retrato num grupo", de José de Almada Negreiros.
A rádio SBSR despede-se hoje dos ouvintes com uma última emissão especial de discos pedidos, após ter sido comprada pelo grupo Medialivre, mas deixa oito anos de “trabalho feito”, na divulgação de música alternativa e lançamento de novas bandas.
As novidades literárias na rentrée do segundo semestre de 2024 são mais que muitas. A Porto Editora apresenta, aliás, «100 razões para não largar os livros», e a LeYa foca-se nas «muitas novidades, dentro dos diferentes géneros», ao passo que o Grupo Saída de Emergência explora, sobretudo, a literat
O Coliseu Porto Ageas acolheu, no dia 27 de setembro, pelas 21h00, a nova produção da ópera cómica em atos “O Barbeiro de Sevilha”, com libreto de Cesare Sterbini, baseado na comédia Le Barbier de Séville, do dramaturgo francês Pierre Beaumarchais. Uma sala cheia preparada para quase 3 horas de espe
Mais de meia centena de editoras portuguesas vão estar presentes na Feira do Livro de Frankfurt, que decorre entre 16 e 20 de outubro, este ano com um pavilhão de Portugal “mais confortável e espaçoso”, segundo a APEL.
O escritor Arturo Pérez-Reverte escolheu a Revolução Mexicana (1910-1920) para cenário do seu novo romance, “A Revolução”, por ter sido “uma causa boa que foi perdida, uma revolução traída, como todas, inclusive a portuguesa”, disse o autor.
O projeto “O Museu Fora do Armário”, do encenador e dramaturgo André Murraças, revela o lado ‘queer’ das coleções dos museus portugueses, começando pela da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, mais precisamente pela biblioteca particular do poeta.