Este filme, surge na sequência da candidatura do Montado a património da humanidade da UNESCO e leva-nos, através do olhar particular de Joaquín Gutíerrez Acha, numa viagem imersiva. Com a narração da atriz Joana Seixas, o realizador mostra-nos um raro exemplo de boas práticas da interferência do homem no curso natureza em voos contemplativos sobre este bosque ancestral na Peninsula Ibérica.
Tal como o paraíso natural do Montado, também este filme precisou de tempo e recursos para atingir o seu maior potencial. "Montado, o Bosque do Lince Ibérico" é o documentário com maior orçamento até à data em Portugal, tendo contado com cerca de 4 milhões de euros para a sua realização.
O montado é considerado hoje um dos grandes santuários naturais e, para além de reunir uma grande biodiversidade com mais de 200 espécies diferentes, conserva um conjunto de mamíferos em elevado risco de extinção, e é também responsável pelo combate ao aquecimento global, à desertificação e aos incêncios que todos os anos assolam o nosso país.