com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Movimentos Perpétuos - Homenagem a Carlos Paredes

Movimentos Perpétuos - Homenagem a Carlos Paredes

Movimentos Perpétuos - Homenagem a Carlos Paredes

Movimentos Perpétuos - Homenagem a Carlos Paredes

Um documentário em 17 movimentos, em que os testemunhos e a guitarra definem o génio, a bravura e a modéstia de Carlos Paredes.

O concerto de Carlos Paredes no Auditório Carlos Alberto, no Porto, em 1984, é o ponto de partida para o desenrolar de histórias da prisão, resistência, sucessos e amadorismo, relatos marcados pela simplicidade e pela paixão. Em que se revela por exemplo, como Paredes a seguir este concerto toca para o recepcionista do hotel que não pode assistir. Ou ainda de como se servia de um pente na prisão para exercitar a "guitarra". O testemunho de amigos e colegas dá-nos a entender um pouco mais quem foi este homem, que embora passando por privações nunca se queixava, e que nos deixou uma obra genial de valor incontestável, não só pela beleza das suas composições e da sua interpretação, mas também pela dimensão que deu à Guitarra Portuguesa, elevando-a a instrumento autónomo, em vez de ter apenas funções de acompanhamento, e transformando-a num símbolo da música portuguesa além fronteiras.

Realização

Notícias relacionadas

  • Cinema de animação português em exibição em Cuba
    25 curtas-metragens de animação, ficção e um documentário, produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e pela Filmógrafo, vão estar em exibição de 16 a 18 de Abril na cidade cubana de Pinar del Rio, numa iniciativa da Embaixada de Portugal em Havana.

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.