Basicamente, a polícia confundiu este cidadão brasileiro com um terrorista. Contada a partir de múltiplas perspetivas dos envolvidos, a minissérie examina como a nossa memória de eventos passados – tanto a que corresponde à realidade como a que é distorcida – molda a nossa compreensão da verdade e aquilo a que achamos que são os factos.
Há 20 anos, enquanto a cidade britânica tentava recuperar dos devastadores ataques bombistas e suicidas de 7 de julho, a Polícia Metropolitana de Londres lança uma operação antiterrorista em grande escala para evitar que o mesmo se repita. Mas, sem o saberem, outra célula terrorista planeia um ataque que poderá igualar a devastação desse dia.
Este segundo conjunto de ataques planeados fracassa, desencadeando uma enorme “caça ao homem” pelo Reino Unido e uma vasta operação de vigilância secreta. À medida que a tensão e o clima de incerteza aumentam, as ações da Polícia Metropolitana levam-na a cometer um fatídico e crasso erro de identificação. Jean Charles de Menezes, um jovem e inocente eletricista brasileiro, que ia a caminho do trabalho, é confundido com um terrorista e morto a tiro na estação de metro de Stockwell.
O que se segue é a luta de uma família por respostas concretas e justiça, assim como uma longa luta para trazer clareza a uma situação enevoada pela desinformação.
Temporadas
- T1 - 30 abr 2025