Milos Forman morreu esta sexta-feira, nos EUA, onde residia, noticiou a Reuters citando declarações da mulher do realizador, Martina Zborilova-Forman, à agência checa CTK. Na origem da morte esteve uma doença não revelada, mas o cineasta "teve uma despedida calma e esteve acompanhado pela família e amigos mais próximos".

Jan Tomas Forman nasceu a 18 de fevereiro de 1932, em Caslav, na antiga Checoslováquia e aos nove anos assistiu ao extermínio dos pais no campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

Forman concluiu o curso de Cinema da Universidade de Praga, tendo iniciado de seguida a sua carreira no cinema como ator e argumentista. Estreou-se como realizador em 1963 com "O Ás de Espadas".

Em 1965 venceu o primeiro Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com a comédia "Os Amores Duma Loura" e em 1968 voltaria a receber o mesmo galardão com "O Baile dos Bombeiros".

Voando Sobre Um Ninho de Cucos (1975, Milos Forman)

Mais tarde, com a invasão de Praga pelas tropas soviéticas, Milos Forman refugia-se em Paris e depois vai para os Estados Unidos onde realiza, em 1971, o seu primeiro filme em língua inglesa "Os Amores Duma Adolescente".

Em 1973, Milos Forman participou no documentário sobre os jogos Olímpicos de Munique: "Vencedores e Vencidos". Em 1975 realiza "Voando sobre um Ninho de Cucos", com o ator Jack Nicholson, com o qual ganharia o primeiro Óscar de Melhor Realizador.

O musical "Hair" (1979), "Amadeus" (segundo Óscar para Melhor Realizador), "Valmont" (1989), com o qual venceu o segundo Óscar de Melhor Realizador, "Larry Flynt" (1996) e a biografia "O Homem na Lua" (1999) são outros dos filmes de Milos Forman.

Além de cineasta, Milos Forman foi professor, ator e realizador. Antes de Martina Zborilova-Forman, com quem teve dois filhos, foi casado com as atrizes Jana Brejchová e Kresadlova-Formanova, e também teve dois filhos com esta última.

Newsletter

Os melhores filmes, as séries mais populares e a música que tem mesmo de ouvir. Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.