A 11ª edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema de Lisboa decorre entre 24 de abril e 4 de maio, no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca e Cinema City Classic Alvalade.
O documentário «Alentejo, Alentejo», de Sérgio Tréfaut, sobre o cante alentejano, venceu o Prémio Allianz - Digimaster para Melhor Longa-Metragem Portuguesa, do Festival IndieLisboa, que termina hoje.
Xavier Dolan regressa ao IndieLisboa no filme de encerramento do festival, em que interpreta também o papel principal e que deu muito que falar no último Festival de Cinema de Veneza.
O realizador canadiano Denis Côte, o português Gabriel Abrantes, a francesa Marie Losier e a chilena Dominga Sotomayor vão filmar a cidade de Lisboa até agosto, a convite do festival IndieLisboa, para uma longa-metragem a estrear em 2015.
Um dos mais recentes filmes de Claire Simon, celebrada este ano como «Herói Independente» do IndieLisboa, aqui em redor da movimentada Gare du Nord, de Paris.
Um dos filmes mais aguardados do IndieLisboa junta Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra num filme a três dimensões encomendado por Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
Uma proposta invulgar: um olhar exterior sobre o 25 de Abril, em formato de comédia, com Lionel Baier a contar a história de dois jornalistas suíços que vêm em reportagem a Portugal e são apanhados no meio da Revolução.
O novo documentário de Sérgio Tréfaut, autor dos premiados «Lisboetas» e «A Cidade dos Mortos», centra-se no «cante» alentejano, uma das manifestações musicais mais populares do país.
«Gare du Nord», filme da realizadora francesa Claire Simon, abre hoje o festival IndieLisboa, uma edição que se consolida, segundo a organização, como «plataforma de visibilidade» do cinema independente.
Os dez anos do IndieJúnior, o regresso da secção «Herói Independente», os 40 anos da revolução de abril e o aumento de co-produções internacionais estarão em destaque na 11ª edição do IndieLisboa.