O Festival de Música da Madeira é promovido pela Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, através da direção regional dos Assuntos Culturais, decorre até 16 de junho, com programas no Teatro Municipal Baltazar Dias, Convento de Santa Clara, oferecendo um programa variado entre a música antiga, clássica, moderna e tradicional e a dança contemporânea.

Estão previstas as atuações do violinista e regente belga Sigiswald Kuijken, fundador da orquestra La Petite Bande, do espanhol Eldar Neboilsin, do Trio Chausson, de origem francesa, dos madeirenses Xarabanda, da bailarina espanhola Belén Cabanes acompanhada pelo intérprete de guitarra clássica austríaco Andreas Maria Germek, do grupo de câmara de Berlim, o Ensemble Mediterrain, do violoncelista português Bruno Borralhinho, da Orquestra Filarmónica de Dresden, e os Mala Púnica, de Pedro Mesmeldorff, intérpretes da polifonia tardia da Idade Média ocidental.

O Festival de Música da Madeira está integrado no Festival do Atlântico, que inclui espetáculos piromusicais em cada um dos sábados de junho, na baía do Funchal, que este ano conta com a participação de empresas pirotécnicas de Espanha, China e Portugal.

Este é um programa no qual o Governo Regional investe um total de 276 mil euros (mais 45 mil que em 2012), fazendo ainda parte uma feira do Pão Regional e a Semana Regional das Artes.

Quanto aos espetáculos de fogo de artificio conjugados com música, terão cada um da duração de 20 minutos, sendo o primeiro sábado (08 junho) da autoria da empresa espanhola Brunchú Piro Experiencie, que vai apresentar o tema "Globalidade.

Na próxima semana será a vez da China com "Brisa da Primavera", pela Beijing Zhong Fa Art & Fire Pyrotechnics, seguindo-se Portugal, com "Êxitos", pela empresa Henrique Costa & Filhos.

O festival encerra a 29 de junho com o espetáculo da autoria da empresa organizadora - a Macedos Pirotecnia - e terá como tema "Delirium”.

Segundo os dados recolhidos pela Secretaria Regional do Turismo, a previsão da ocupação hoteleira para os dois primeiros fins de semana de junho “já ronda os 72% e antecipa um bom início do verão turístico”.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.