A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) distinguiu 21 criadores, em oito áreas culturais, do teatro à rádio, dança e literatura, para “prestigiar o seu trabalho e ajudar a promover as suas obras junto do público”, divulgou hoje aquela cooperativa.
A segunda edição do Festival de Jazz Manouche decorre de 18 de a 21 de maio, em Almada, com, entre outros, Daniel John Martin & Romane e Tchavolo Schmitt, na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.
“Dor Fantasma”, de Rafael Gallo, é um romance nascido de uma depressão, mas que “tirou a desforra” ao ganhar o Prémio José Saramago, o “panteão pessoal” do autor, que o salvou quando se estava a afundar.
Piruka, Kura e Mizzy Miles são os cabeças de cartaz do 231 Fest, um festival pensado pela juventude do concelho da Mealhada, que sugeriu a localização, o modelo e os artistas para o evento agendado para maio.
O Festival SonicBlast anunciou na quinta-feira o acréscimo de 16 nomes ao cartaz da edição deste ano, que decorre entre 10 e 12 de agosto na praia da Duna dos Caldeirões, em Caminha, com destaque para The Black Angels, Thurston Moore Group e Bombino.
A cantora luso-caboverdiana Carmen Souza apresenta-se em concerto dia 31 de março, no Museu do Oriente, em Lisboa, para apresentar “Interconnectedness”, o seu mais recente trabalho discográfico, anunciou a promotora.
A 18.ª edição do Festival Internacional de Jazz de Portalegre (JazzFest) vai decorrer entre os dias 27 e 29 de abril, em diversos pontos daquela cidade, com uma programação “bastante equilibrada”, divulgou na quinta-feira a organização.
O ministro da Cultura defendeu na quinta-feira uma “reflexão ponderada e informada” quanto à definição da quota mínima obrigatória de música portuguesa nas rádios, sublinhando ser “totalmente errada” a ideia de que não há produção musical suficiente para a cumprir.
A Avenida dos Aliados, no Porto, vai ser palco das celebrações dos 49 anos do 25 de Abril, com concertos de Luta Livre, Jorge Lomba e da Brigada Vitor Jara, bem como do habitual desfile, foi hoje anunciado.
O álbum “Tozé Cid”, que recupera canções que Tozé Brito e José Cid criaram juntos ao longo de mais de 50 anos, é hoje editado, o mesmo dia em que saem novos discos de Aurea, Isaura e O Gajo.
A cerimónia de entrega dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, marcada para 20 de abril em Lisboa, foi adiada uma semana, para “garantir a mais vasta audiência possível para os artistas e a música nacional celebrados nestes prémios”.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, inicia na sexta-feira uma visita de dois dias à Madeira, onde vai inaugurar a 49.ª edição da Feira do Livro do Funchal, indicou hoje o seu gabinete.
O Amplifest vai voltar a realizar-se, entre 23 e 24 de setembro, no Hard Club, no Porto, anunciou esta semana a organização, que revelou os norte-americanos Sunn O))) como primeira confirmação.
A Câmara do Porto discute na segunda-feira a atribuição, através da empresa municipal Ágora, de um apoio no valor de 650 mil euros anual para a realização das edições de 2023, 2024 e 2025 do festival Primavera Sound.
A cantora brasileira Marisa Monte regressa a Portugal em novembro para dois concertos, em Lisboa e no Porto, anunciou hoje a promotora Música no Coração.
Porcas, parafusos, correntes, rolamentos, molas e anilhas conseguiram “fugir” ao destino de irem parar à sucata pelas mãos de José António Antunes, que lhes deu nova vida, transformando-os em peças artísticas.
A obra em prosa de Manuel Alegre, reunida num único volume, inclui um prefácio da investigadora Paula Morão que assinala como a poesia do escritor, a sua faceta mais conhecida, é já atravessada por “um forte impulso narrativo”.
Uma feira do livro, a evocação de poetas, poesia por telefone e em palco são algumas das iniciativas que celebram, na terça-feira, o Dia Mundial da Poesia, um pouco por todo o país.
Um ano depois de ter sido censurado por causa da invasão russa na Ucrânia, o livro “A Guerra”, de José Jorge Letria e André Letria, já circula na Rússia, mas de uma forma “quase subterrânea”, contou o ilustrador à agência Lusa.
A Escola de Música de Rabo de Peixe, nos Açores, é um projeto de inclusão social que “democratiza a cultura através da proximidade”, onde 40 alunos da vila piscatória encontram na música uma “janela para o mundo”.
O escritor chileno Jorge Edwards, vencedor do Prémio Cervantes em 1999 e autor do ‘bestseller’ "Persona non grata", no qual relata o seu desalento com a revolução cubana, morreu esta sexta-feira, em Madrid, aos 91 anos.
O músico Sérgio Pires, atual chefe do naipe de clarinetistas da Orquestra Sinfónica de Londres (OSL), foi escolhido entre 90 candidatos a um dos principais postos da formação sinfónica, o que foi “uma grande surpresa”, como disse à agência Lusa.
A cantora norte-americana Caroline Polachek e o músico neerlandês Benny Sings são os dois nomes hoje anunciados para a 27.ª edição do festival Super Bock Super Rock (SBSR), a decorrer nos dias 13 a 15 de julho, no Meco, concelho de Sesimbra.
Diferentes cidades moçambicanas vão acolher, no sábado e em simultâneo, marchas pacíficas em homenagem ao rapper moçambicano de intervenção social Azagaia, que morreu há uma semana em Maputo vítima de doença.