O parlamento aprovou hoje a audição, com urgência, do Conselho de Administração da RTP sobre a demissão do ex diretor de informação, António José Teixeira, e a reestruturação da empresa pública de rádio e televisão.
A história do Festival Músicas do Mundo (FMM), cuja 25.ª edição vai decorrer entre 18 e 26 deste mês, em Sines e Porto Covo, vai ser contada num livro e num vinil que celebram os valores deste festival.
O tradutor Filipe Guerra, que se afirmou no meio literário pelas traduções diretas do russo de autores como Dostoievski, Tolstoi ou Tchekhov, em parceira com a sua mulher, Nina Guerra, morreu no domingo, confirmou à Lusa a Presença.
A Companhia do Chapitô e a Janela Aberta Teatro são os grupos portugueses presentes na 48.ª edição do Festival de Almagro, a decorrer naquela cidade espanhola até 27 de julho.
O festival internacional ZêzereArts regressa este verão à região do Médio Tejo, entre 14 de julho e 3 de agosto, com mais de 15 concertos gratuitos de música clássica em locais como o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha e o Castelo de Ourém.
A 10.ª edição do festival de música erudita “Guimarães Allegro” vai decorrer de 10 a 12 de julho, com um total de 13 concertos, espalhados por monumentos, praças e jardins daquela cidade.
O projeto Para Sempre Marco, Miguel Gameiro e os Polo Norte, Van Zee, Carolina Deslandes e Quim Barreiros vão atuar no Festival do Vinho e da Pera Rocha do Bombarral, que se realiza de 7 a 12 de agosto.
O Atelier-Museu Júlio Pomar, inaugura, dia 10, a mostra “Neorrealismos, ou a politização da arte em Júlio Pomar”, revisitando diferentes momentos e linguagens do artista ao longo de 50 anos, anunciou a instituição.
O cantor Ivandro edita na próxima semana um novo álbum, “Amanheceu”, composto por dez temas nos quais “abre o coração como nunca”, anunciou a editora Virgin Music Portugal.
A riqueza cultural do povo cigano é o tema central do Festival de Cinema Periferias, marcado para agosto em Marvão e Valência de Alcântara, unindo os dos lados da fronteira ibérica, entre o Alentejo e a Extremadura.
O documentário “Mulheres do Mar – Açores”, que vai estrear na segunda-feira, na ilha do Faial, junta as vozes de 49 mulheres de todas as ilhas do arquipélago, celebrando a sua profunda ligação emocional com o oceano.
“O Aniversário”, de Andrea Bajani, venceu o Prémio Strega 2025, o mais importante galardão literário das letras italianas, um romance que é “a radiografia da grande disfunção” familiar, anunciou na sexta-feira a Alfaguara, que publicou o livro em Portugal.
A programadora cultural Aida Tavares vai deixar o Centro Cultural de Belém (CCB) antes de ser escolhido o seu sucessor na Direção das Artes Performativas, através de um concurso que estará concluído em novembro, segundo várias fontes.
O diretor do Festival d'Avignon, Tiago Rodrigues, classificou a participação de Marlene Monteiro de Freitas, como artista cúmplice, a língua árabe e "O Processo Pelicot" os três "vetores essenciais” da 79.ª edição do certame, que começa hoje naquela cidade francesa.
O diretor do Festival de Avignon, Tiago Rodrigues, disse à agência Lusa que a escolha da língua árabe como convidada para a 79.ª edição, que se inicia hoje nesta cidade francesa, “é uma evidência cultural e artística”.
Cinema ao ar livre, concertos do Ethno Portugal, com músicos de 15 países, e dança contemporânea inspirada nos pauliteiros de Miranda, são propostas do Teatro de Vila Real para este verão.
A Câmara de Coimbra propõe atribuir a medalha da cidade (grau ouro), a título póstumo, a Artur e Carlos Paredes, nomes maiores da guitarra de Coimbra, afirmou hoje o município.
O iraniano maho venceu a primeira edição do novo prémio Luís Ferreira Alves para fotografia de arquitetura, com fotografias da cidade de Pardis, anunciou a organização, que atribuiu uma menção especial à também iraniana Sana Ahmadizadeh.
A poesia do norte-americano W.S. Merwin, duas vezes prémio Pulitzer, duas vezes poeta laureado dos Estados Unidos, tradutor de autores portugueses, ganhou uma ampla antologia em português, "Lamento por uma pedra", recém-publicada pela Assírio & Alvim.
O espetáculo “Uma pedra no sapato”, a nova encenação de Ana Nave, é um projeto com texto original nascido de um trabalho comunitário sobre factos, mitos e ficções fundadores da cidade de Almada, anunciou a produção.
O Lince de Ouro da Ficção do FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema foi atribuído a "Lesson Learned", de Bálint Szimler, sobre os problemas na área da educação, anunciou a organização.
Arqueólogos estão a mapear os castros do Barroso, entre Boticas e Montalegre, recorrendo a métodos não invasivos como um georradar, magnetómetro ou drones, um projeto que contempla ainda reconstruções virtuais, um atlas online, documentário e rotas turísticas.
A programação da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027 tem arranque oficial marcado para fevereiro desse ano e vai ser anunciada no final de 2026, revelou o diretor artístico da iniciativa.
A ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, admitiu "um atraso estrutural" do projeto da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027, mas considerou que está a ser corrigido e ainda há tempo para ser bem-sucedido.