A primeira etapa, a seleção do júri, começou na segunda-feira, mas as alegações iniciais terão início a 29 de janeiro.
Depois de duas décadas sem que o crime tivesse uma solução, a Promotoria indiciou, em agosto de 2022, Ronald Washington, hoje com 59 anos, e Karl Jordan Jr., de 40, alegado autor do disparo na cabeça que, a 30 de outubro de 2002, causou a morte de Jason "Jay" Mizell em seu estúdio no distrito do Queens. O músico tinha então 37 anos e era pai de três filhos.
Em maio de 2023, a Promotoria também indiciou um terceiro acusado, Jay Bryant, com 50 anos, que será processado numa ação paralela, segundo um porta-voz.
Tanto Washington como Jordan, que tinha 18 anos no momento do alegado crime, são acusados de homicídio em contexto com o tráfico de drogas e assassinato com arma de fogo, por isso poderiam ser condenados à pena capital.
Jordan também enfrenta várias acusações adicionais de tráfico de droga.
Segundo documentos judiciais, o motivo do assassinato do rapper estava relacionado com a aquisição de cocaína por parte de Mizell, para distribui-la em Maryland através do grupo do qual faziam parte Washington e Jordan.
Uma disputa interna levou Mizell a retirar Washington do acordo, o que, segundo os promotores, levou ao homicídio.
A morte teve grande repercussão devido ao sucesso internacional dos Run-DMC, um grupo de hip-hop surgido no início dos anos 1980 e conhecido por temas como "It's Tricky", "Christmas In Hollis", "Can You Rock It Like This", "My Adidas" e "Walk this Way", "My Adidas" e "Walk this Way".
O trio protestava regularmente contra a violenta cultura de gangues, que, no início dos anos 1990, se associou cada vez mais ao rap.
Ao longo dos anos, os investigadores exploraram uma série de possíveis motivações do assassinato, entre eles que o tiroteio fatal foi consequência de rancor em relação a 50 Cent, outro rapper nascido no Queens e protegido de Jam Master Jay. Mais tarde, essa hipótese foi descartada.
A morte de Jam Master Jay aconteceu após uma onda de assassinatos que causaram comoção na comunidade do rap na década de 1990, entre eles as grandes estrelas do género Tupac Shakur e The Notorious B.I.G..
Comentários