"Olá, sou a Netta, a representante de Israel na edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção. Ganhei o reality show israelita 'HaKokhav HaBa' ['Rising Star', em Portugal], que escolhe o representante do nosso país e aqui estou eu". É assim que se apresenta a intérprete de "Toy", tema vencedor da 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção (com 529 pontos), cuja cerimónia decorreu este sábado na Altice Arena, em Lisboa.

"Toy" na final do Festival Eurovisão da Canção:

Mas quais são os ingredientes principais da música que conquistou os fãs? "'Toy' funde o pop contemporâneo, K-pop e Hip-hop com a contagiante batida do Médio Oriente. A canção tem uma mensagem importante - o despertar do poder feminino e da justiça social", explica a cantora, acrescentando que o tema é inspirado "em diferentes formas de arte, nas mudanças políticas e sociais" da atualidade.

"Quando estava no 'Rising Star', a competição de pré-seleção de Israel para o Festival Eurovisão da Canção, fiquei conhecida junto de várias pessoas, incluindo o Doron. Ele viu-me, conheceu a minha personalidade e capacidades e decidiu que 'Toy' seria uma canção que combinaria comigo e que se encaixaria na competição. Não poderia concordar mais com ele", conta a artista ao SAPO Mag.

Salvador Sobral e Netta

Tal como explica o compositor, "Toy" é inspirada no #MeToo, movimento social que representa todas as pessoas, na sua maioria mulheres, que trouxeram para cima da mesa a discussão mundial sobre casos de assédio e abuso sexual. "A canção é um apoio ao movimento social, não apenas para as mulheres. A minha mensagem é que não precisamos de nos encaixar nos padrões normais de como uma devemos ser, pensar, falar ou criar - para ter sucesso, independentemente do seu género", explica.

Além da mensagem do tema, os sons de uma galinha em "Toy" também chamaram a atenção de muitos fãs do Festival Eurovisão da Canção. "É engraçado como as pessoas repararam nisso. Tem um duplo sentido. Os barulhos supostamente imitam as vozes de um covarde - uma 'galinha'. Alguém que não age em conformidade com os seus sentimentos, que te trata como um brinquedo. Baka é também burro em japonês", explica a concorrente.

Netta encontra-se em Lisboa há vários dias e já se apaixonou pela cidade. "Lisboa é realmente uma das cidades mais bonitas que já vi. As paisagens, os edifícios, as pessoas, a incrível mistura de cores, os sabores e o charme. Irei voltar, sem dúvida", frisa.

Recorde o primeiro ensaio de Netta na Eurovisão:

Sobre o vencedor do ano passado, Salvador Sobral, a cantora também uma palavra a dizer. "É um artista incrivelmente emocional e a canção ['Amar pelos dois'] era única. Adorei e apreciei que ele tivesse cantado na sua língua materna, o português", confessa.

Netta Barzilai pede ainda que todos a sigam no Instagram, para acompanharem a sua odisseia em Lisboa:

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.