Um acidente de automóvel, ocorrido no dia 5 de agosto, no bairro de Mar Vista, em Los Angeles, deixou a atriz Anne Heche em estado crítico.

A norte-americana de 53 anos "não deverá sobreviver" à "grave lesão cerebral anóxica", assinala um dos seus representantes em comunicado, citado por vários meios de comunicação.

"Há muito tempo que é sua escolha doar os seus órgãos e está a ser mantida em suporte de vida para determinar se algum é viável", acrescenta.

"Anne tinha um coração enorme e tocou a todos os que conheceu com o seu espírito generoso", pode ler-se ainda no comunicado.

"Mais do que o seu talento extraordinário, ela espalhou bondade e alegria como o trabalho da sua vida. Ela será lembrada pela sua honestidade corajosa e fará muita falta pela sua luz", remata.

O carro da atriz, que seguiria a alta velocidade, despistou-se e colidiu contra uma casa. O veículo incendiou-se e provocou também um incêndio na residência. Anne Heche sofreu ferimentos de queimaduras e foi levada em estado crítico para o hospital. Foi divulgado no mesmo dia que testes preliminares deram positivo a narcóticos, embora vá ser realizada uma segunda análise ao sangue para aferir a sua natureza.

Estiveram 59 bombeiros no local do acidente, que terão demorado mais de uma hora para conseguir apagar o fogo e resgatar a condutora.

Antes do embate final, o carro terá também chocado com uma garagem de um prédio e antes que os residentes da zona conseguissem a ajudar a atriz, ela terá feito inversão de marcha e saído do local, acabando depois por embater no local onde o carro se incendiaria.

Anne Heche celebrizou-se por papéis em filmes como "6 Dias, 7 Noites", ao lado de Harrison Ford, "Donnie Brasco", "Vulcão" ou no remake de "Psycho", realizado por Gus Van Sant.

A atriz tem também inúmeros papéis em séries de televisão como "Gracie's Choice", Quantico" ou "Chicago P.D.".

A sua relação amorosa com Ellen Degeneres nos anos 1990 despertou muita atenção mediática e Heche chegou a dizer que teve um impacto negativo na sua carreira, colocando-a "na lista negra". "Não fiz um filme de estúdio durante 10 anos", disse a atriz numa entrevista de 2021.