Cannes decidiu adotar a inteligência artificial para reforçar o serviço de segurança do festival de cinema neste ano, um bom teste dois meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Com a sua lista infinita de estrelas, uma multidão que tenta aproximar-se delas e 4.500 jornalistas credenciados, o festival de 14 a 25 de maio será monitorado por 17 "câmaras de videovigilância com uso de Inteligência Artificial (IA)", anunciou a câmara municipal da cidade costeira da Riviera Francesa.

Cannes: entre a festa do cinema e o glamour, reivindicações também chegam ao festival
Cannes: entre a festa do cinema e o glamour, reivindicações também chegam ao festival
Ver artigo

Este dispositivo foi instalado "a título experimental" à volta do Palácio dos Festivais, a área mais vigiada, onde ocorrem as exibições e estarão presentes, entre outras estrelas, Francis Ford Coppola e George Lucas, que receberá uma Palma de Ouro honorária, Emma Stone, Selena Gomez, Catherine Deneuve e Demi Moore.

Esta tecnologia permitirá ao centro de proteção urbana (CPU) "detetar eventos ou comportamentos considerados suspeitos ou de risco" e ajudar a identificar pacotes abandonados, presença de armas, pessoas no terreno ou qualquer movimento de multidões, detalhou a administração municipal.

Esses "meios tecnológicos adicionais de vigilância" podem ser utilizados nesta edição graças "à lei relativa aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024", segundo o presidente da câmara de Cannes, David Lisnard.

Estas câmaras serão associadas "à rede de videovigilância mais densa da França", que conta com mais 884 câmaras, ou seja, "uma por cada 84 habitantes", para "tornar o dispositivo de segurança mais eficaz", acrescentou.

Outro suporte técnico serão os "462 botões de chamada de emergência, ligados diretamente ao CPU".

O município de Cannes decidiu ser pioneiro nesta implantação. Os botões estarão disponíveis "em espaços públicos, bem como em escolas, creches, edifícios e instalações públicas, locais de culto e lojas".

Segurança privada

créditos: Ville de Cannes

Cannes conta com 200 polícias municipais e 66 agentes de vigilância, e o Ministério do Interior disse à France-Presse (AFP) que o aparato de segurança será complementado com quatro unidades móveis, com 100 agentes cada, como nos anos anteriores.

"O nível de segurança não vai diminuir', garantiu à AFP um representante da câmara municipal.

O próprio Festival contratou 400 agentes de segurança privada para controlo e vigilância na área do Palácio.

Mas o festival também inclui inúmeras festas privadas organizadas nas praias e nas vilas.

Na praia Magnum, à frente ao hotel JW Marriott, que já acolheu festas de três filmes vencedores da Palma de Ouro, "serão implementados códigos QR, o que significa que todas as pessoas terão de ser previamente credenciadas por razões de segurança", disse Frédéric Henry, assessor de imprensa da marca, à AFP.

Durante as festas que marcarão as noites da 77.ª edição do Festival, com artistas como Iggy Pop, Mika, Justice e Nicky Doll, estarão presentes "entre 15 e 20 agentes" para garantir o lugar, assim como um treinador de cães e um socorrista.