A Universal Pictures vai pagar uma indemnização de 20 milhões de dólares [cerca de 18 milhões de euros] ao seu antigo presidente de marketing a nível mundial, avançou a publicação The Hollywood Reporter (THR).

Após meses de recolha de depoimentos e outros testemunhos, uma mediação arbitral secreta decidiu que o estúdio se precipitou no julgamento de Josh Goldstine e ainda de Seth Byers, então vice-presidente na divisão de "creative strategy and research".

Os detalhes do processo permanecem selados entre as partes, mas a Universal não vai contestar a decisão.

Seth Byers foi logo despedido em fevereiro, mas Josh Goldstine foi primeiro suspenso e despedido três semanas mais tarde, após alegações nunca especificadas de "comportamento inapropriado".

Em declarações ao THR, Josh Goldstine, que diz esperar voltar a trabalhar em Hollywood, manifestou que "não poderia ter sobrevivido a este pesadelo se não tivesse sido o apoio inabalável da minha família e a nossa tremenda rede de amigos".

Seth Byers também irá receber uma indemnização que o Deadline Hollywood garante não ser comparável à de Josh Goldstine.

Uma declaração assinada pela responsável máxima dos recursos humanos da NBCUniversal, proprietária do estúdio, destinada aos "potenciais empregadores de Seth Byers", reitera que este "não foi despedido como resultado de qualquer ataque físico ou sexual, relação sexual, 'quid pro quo' ou gestos inapropriados".

Seth Byers

O estúdio nunca foi concreto sobre as razões dos despedimentos, mas uma nota interna enviada aos funcionários em fevereiro de 2018 não podia deixar de ser interpretada à luz do escândalo alguns meses antes das acusações contra o produtor Harvey Weinstein por assédio e violação, que desencadearam o movimento #MeToo e levaram à queda de outras figuras públicas.

Jeff Shell e Donna Langley, os responsáveis máximos do estúdio, escreviam que tinham como maior prioridade proporcionar um ambiente de trabalho seguro e elogiavam as pessoas que vieram a coragem de dar a cara, garantindo que não toleravam "assédio ou outro comportamento desrespeitoso".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.