Alguns dos títulos mais marcantes da cinematografia europeia dos últimos anos estarão disponível gratuitamente na plataforma de streaming Filmin entre hoje (15) e 21 de maio, dentro do âmbito do Europa Film Fest.

A iniciativa é do Parlamento Europeu em Portugal e da Comissão Europeia, que associa assim o cinema às comemorações dos 70 anos da União Europeia e pretende, através da Sétima Arte, refletir sobre a mesma.

Para assistir os filmes basta registar-se em www.filmin.pt.

A seleção das obras a serem exibidas inclui trabalhos já divulgados durante as atribuições anuais do prémio LUX, nomeadamente o vencedor de 2019 e inédito em Portugal “Deus Existe, o Seu Nome é Petrunya” (foto em cima).

A obra da cineasta da Macedónia Teona Strugar Mitevska, galardoada também com uma distinção do júri ecuménico no Festival de Berlim do ano passado, é uma imperdível reflexão com alguns elementos cómicos sobre a situação da mulher no seu país.

O ponto de partida é uma cerimónia religiosa que inclui uma competição destinada a homens, mas acaba vencida por uma mulher que competiu “ilegalmente”. O ato dela, inspirado em factos e numa personagem real, acaba por despoletar uma verdadeira convulsão social na pequena cidade onde ocorre.

Cartas da Guerra

A programação completa-se com mais sete títulos que se destacaram nos principais festivais de cinema europeus dos últimos anos e tiveram ampla circulação internacional, entre os quais o português “Cartas da Guerra”, de Ivo M. Ferreira, reflexão poética com narração de Margarida Vila-Nova sobre a guerra colonial em África a partir de cartas de António Lobo Antunes.

Os restantes títulos são o germânico “Toni Erdmann” (Maren Ade), o franco-turco “Mustang” (Deniz Gamze Ergüven), o polaco “Ida” (Paweł Pawlikowski), o belga “Ciclo Interrompido” (Felix Van Groeningen) e os italianos “O Fantasma da Sicília” (Fabio Grassadonia, Antonio Piazza) e “Mediterrânea” (Jonas Carpignano).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.