A Quatro Mãos – Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português decorrerá entre os dias 12 e 15, em vários espaços de Cascais, e propõe uma série de debates, oficinas e sessões de cinema em torno da escrita para os pequenos e grandes ecrãs.

O mais recente nome a juntar-se ao programa é Jim Sheridan, autor irlandês que se destacou nos anos 1990 quando rodou "O Meu Pé Esquerdo" (1989), "Em Nome do Pai" (1993), ambos protagonizados por Daniel Day-Lewis e nomeados para os Óscares. O primeiro valeu a Day-Lewis e a Branda Fricker o prémio de melhor interpretação.

Mais recentemente Sheridan fez "Entre Irmãos" (2009) e "A casa dos sonhos" (2011).

A primeira edição do A Quatro Mãos – Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português juntará argumentistas, realizadores e autores para debater guionismo, como adaptar um romance para televisão, transformar uma ideia numa curta-metragem ou escrever comédia.

O encontro é uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema e do guionista Rui Vilhena e contará com vários convidados, entre os quais os realizadores Leonor Teles, Simão Cayatte, Sérgio Graciano e André Marques, o argumentista Pedro Marta Santos e o advogado João Laborinho Lúcio.

Entre os convidados do Brasil estarão também o publicitário Edson Athayde, o argumentista João Emanuel Carneiro, autor da telenovela "Avenida Brasil", o autor Jô Bilac e o produtor Paulo Morelli.

A eles junta-se ainda o autor norte-americano James Bonnet, consultor de guionismo, que fará uma 'masterclass' sobre processo criativo na criação de guiões para ficção e não-ficção.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.