O grupo de mercenários liderado por Barney Ross tem de enfrentar o co-fundador da equipa, Conrad Stonebanks. Ross foi forçado a eliminar Stonebanks quando este se tornou traficante de armas, só que ele afinal sobreviveu e agora assumiu como missão destruir os Expendables. Para sobreviver, Ross vê-se forçado a recorrer a uma nova geração de mercenários.

O terceiro filme da saga «Os Mercenários» é realizado pelo australiano Patrick Hughes e volta a juntar alguns dos icónicos «action-heroes» que brilharam nas duas fitas anteriores: Sylvester Stallone, Jason Statham, Dolph Lundgren, Jet Li, Terry Crews, Arnold Schwarzenegger e Randy Couture.

A eles juntam-se agora os emblemáticos Mel Gibson, no papel do co-fundador da equipa, Wesley Snipes, Harrison Ford e Antonio Banderas.

No elenco mais jovem, surgem Kellan Lutz (o Emmett Cullen da saga «Twilight), o campeão de boxe Victor Ortiz, a campeã de judo e artes marciais mistas Ronda Rousey e o ator Glen Powell. O maioritariamente humorista Kelsey Grammer também integra o elenco.

«Os Mercenários 3» estreia em Portugal a 14 de agosto, um dia antes da estreia nos EUA.